sexta-feira, 15 de julho de 2022

[Conteúdo exclusivo para médicos e nutricionistas] Posicionamento sobre o tratamento nutricional do sobrepeso e da obesidade

Ao longo dos últimos meses, o Departamento de Nutrição da Abeso se dedicou à elaboração de um documento que é, provavelmente, o mais amplo já publicado sobre estratégias para o emagrecimento.

Na coordenação da publicação, as nutricionistas Renata Bressan Pepe, Ana Maria Pita Lottenberg, Clarissa Tamie Hiwatashi Fujiwara e Mônica Beyruti convidaram ainda mais 20 colegas co-autores, todos renomados nas áreas de pesquisa e clínica, para analisar os resultados dos principais estudos controlados e randomizados, além de revisões sistemáticas e metanálises publicadas em revistas de alto impacto que focaram em intervenções nutricionais para o tratamento da obesidade.

O olhar crítico e minucioso desse grupo possibilitou inclusive a criação de tabelas de classes de recomendações e níveis de evidência.

Contudo, não se deixou de lado estudos que até possuem baixa evidência científica, mas que se tornaram populares — afinal, justamente porque têm popularidade, seria preciso se posicionar sobre eles também! 

Do mesmo modo,  os autores abordam temas como inflamação, nutrigenômica, microbiota intestinal, sempre no contexto do excesso de peso. 

Finalmente, não podiam faltar capítulos dedicados ao comportamento alimentar e às estratégias que vêm sendo usadas para a mudança de hábitos.

O resultado são 260 páginas de informações confiáveis para todos os profissionais que cuidam de pessoas com sobrepeso e obesidade. 

Quem já é sócio da Abeso receberá logo mais a edição impressa em seu endereço. E quem se associar até o dia 12 de agosto também ganhará o exemplar da publicação.

Mas você pode baixar a versão digital desse material valioso de atualização científica clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.