sexta-feira, 20 de maio de 2022

[Conteúdo exclusivo para médicos e nutricionistas] Escores poligênicos, qualidade da dieta e risco de diabetes tipo 2: um estudo observacional entre 35.759 adultos de 3 coortes dos EUA

Abstrato

Background

Fatores genéticos e de estilo de vida contribuem para o risco de diabetes tipo 2, mas a extensão em que há um efeito sinérgico dos dois fatores não é clara.

O objetivo deste estudo foi examinar as associações conjuntas de risco genético e qualidade da dieta com diabetes tipo 2 incidente.

 Métodos e descobertas

Analisamos dados de 35.759 homens e mulheres nos Estados Unidos que participaram do Nurses' Health Study (NHS) I (1986 a 2016) e II (1991 a 2017) e do Health Professionals Follow-up Study (HPFS; 1986 a 2016) com dados genéticos disponíveis e que não tinham diabetes, doença cardiovascular ou câncer no início do estudo. O risco genético foi caracterizado usando uma pontuação poligênica global que captura o risco genético geral e pontuações poligênicas específicas da via que denotam mecanismos fisiopatológicos distintos.

A qualidade da dieta foi avaliada usando o Índice de Alimentação Saudável Alternativo (AHEI).

Os modelos de Cox foram usados ​​para calcular as razões de risco (HRs) para diabetes tipo 2 após o ajuste para possíveis fatores de confusão.

Com mais de 902.386 pessoas-ano de acompanhamento, 4.433 participantes foram diagnosticados com diabetes tipo 2.

O risco relativo de diabetes tipo 2 foi de 1,29 (intervalo de confiança de 95% [IC] 1,25, 1,32; P <0,001) por aumento do desvio padrão (SD) na pontuação poligênica global e 1,13 (1,09, 1,17; P <0,001) por 10-  diminuição da unidade no AHEI.  

Independentemente do risco genético, a baixa qualidade da dieta, em comparação com a alta qualidade da dieta, foi associada a um aumento de aproximadamente 30% no risco de diabetes tipo 2 (Pinteraction = 0,69).

A associação conjunta de baixa qualidade da dieta e aumento do risco genético foi semelhante à soma do risco associado a cada fator isolado (Pinteraction = 0,30).  

As limitações deste estudo incluem o autorrelato de informações sobre a dieta e possível viés resultante da inclusão de participantes altamente instruídos com dados genéticos disponíveis.

 Conclusões

Esses dados fornecem evidências para associações independentes de risco genético e qualidade da dieta com diabetes tipo 2 incidente e sugerem que uma dieta saudável está associada a menor risco de diabetes em todos os níveis de risco genético.

Resumo do autor

Por que esse estudo foi feito?

• Fatores genéticos e de estilo de vida contribuem para o risco individual de diabetes tipo 2.

• Embora estudos anteriores tenham demonstrado que a adesão a um estilo de vida saudável está associada à redução do risco de diabetes tipo 2, independentemente do risco genético, a caracterização parcial do risco genético e a avaliação predominante das interações na escala multiplicativa podem ter impedido estudos anteriores de identificar perfis genéticos interagindo com exposições dietéticas.

• Portanto, entender como o risco genético e a qualidade da dieta contribuem para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 é importante para apoiar intervenções preventivas baseadas em evidências.

O que os pesquisadores fizeram e encontraram?

• Em 3 estudos de coorte envolvendo 35.759 homens e mulheres nos EUA, usamos novos escores poligênicos para diabetes tipo 2 para avaliar sistematicamente a presença de interações aditivas e multiplicativas entre risco genético e qualidade da dieta no desenvolvimento de diabetes tipo 2.

• Descobrimos que tanto a baixa qualidade da dieta quanto o aumento do risco genético geral ou específico da via estavam independentemente associados a um maior risco de diabetes tipo 2.

• Documentamos que, em qualquer categoria de risco genético, a alta qualidade da dieta, em comparação com a baixa qualidade, foi associada a um risco quase 30% menor de diabetes tipo 2.

• Além disso, mostramos que o risco de diabetes tipo 2 atribuído à combinação de risco genético aumentado e baixa qualidade da dieta foi semelhante à soma dos riscos associados a cada fator isolado.

O que essas descobertas significam?

• Os resultados deste estudo sugerem que consumir uma dieta mais saudável está associado a um menor risco de diabetes tipo 2, independentemente do risco genético.

• Nossos resultados ressaltam o valor da avaliação de risco genético para identificar indivíduos com risco aumentado de doença e seu potencial para estratificação de risco e vigilância.

• Esse conhecimento pode servir para informar e projetar estratégias futuras para avançar na prevenção do diabetes tipo 2.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.