sábado, 28 de agosto de 2021

Avaliação do desempenho cognitivo após suplementação com óleo de peixe e curcumina

À medida que a expectativa de vida aumenta em todo o mundo, torna-se cada vez mais importante manter a saúde física e, especialmente, cognitiva com o envelhecimento. 

O processo normal de envelhecimento apresenta um declínio gradual nas habilidades cognitivas. No entanto, a taxa de declínio varia entre os indivíduos e pode ser acelerada por alguns fatores do estilo de vida, como a obesidade, que está associada a déficits na memória de curto prazo e nas funções executivas. 

Além disso, ser obeso na meia-idade aumenta em 74% o risco de desenvolver demência mais tarde na vida. Este declínio cognitivo acelerado é parcialmente mediado por disfunção endotelial acelerada (vasodilatação prejudicada) na vasculatura periférica e cerebral, causada por fatores de risco vascular, incluindo inflamação crônica de baixo grau, que estão associados à obesidade. 

Estudos demonstraram redução da perfusão cerebral e aumento da resistência cerebrovascular em idosos com sobrepeso/obesos em comparação com indivíduos com peso normal e a hipoperfusão crônica foi associada ao início e progressão da demência. 

Uma vez que não há tratamento atual para a demência, estratégias de estilo de vida que sejam capazes de neutralizar o declínio cognitivo acelerado em nossa população idosa cada vez mais com sobrepeso/obesidade são urgentemente necessárias. 

Uma estratégia potencial pode ser suplementar a dieta com nutrientes bioativos que podem melhorar a função vascular. 

Dois desses nutrientes bioativos são os PUFAs ômega-3 de cadeia longa EPA e DHA, encontrados em peixes/frutos do mar e óleo de peixe, e o polifenol curcumina (diferuloilmetano), o principal ingrediente ativo do açafrão da terra (Curcuma longa). Não confudir com o Zaffron ou Crocus Sativus.

Suplementação de óleo de peixe e curcumina mostraram independentemente melhorar a função vascular, melhorando a vasodilatação dependente do endotélio (avaliada por dilatação mediada por fluxo na artéria braquial) após 8–12 semanas de suplementação. 

Além disso, sabe-se que o óleo de peixe e a curcumina têm efeitos anti-inflamatórios potentes, que podem contribuir ainda mais para a melhora da função vascular.

O óleo de peixe e a curcumina também mostraram ter benefícios cognitivos de forma independente. Se administrado em doses suficientemente altas (DHA> 500 mg / d), a suplementação de óleo de peixe pode melhorar domínios cognitivos específicos, como velocidade de processamento, função executiva e memória de recuperação, especialmente em idosos saudáveis ​​e aqueles com leve comprometimento cognitivo. 

Os benefícios cognitivos potenciais da curcumina só recentemente ganharam atenção e os estudos controlados randomizados são limitados em número e mostram resultados inconsistentes, o que pode ser parcialmente explicado pela baixa biodisponibilidade da curcumina. 

No entanto, estudos mais recentes, usando suplementos de curcumina com biodisponibilidade aumentada, encontraram melhorias na memória de trabalho, memória visual e atenção em idosos saudáveis.

OBJETIVOS DO ESTUDO

Os mecanismos subjacentes às melhorias cognitivas potenciais após a suplementação com óleo de peixe ou curcumina ainda não são claros e são apenas sugestivos em humanos. 

Uma vez que os benefícios cognitivos foram observados após um período relativamente curto após a suplementação (≤6 meses), hipotetizamos anteriormente que eles podem ser mediados, pelo menos em parte, por melhorias na função microcirculatória cerebral, resultantes de vasodilatação dependente do endotélio aumentada e inflamação sistêmica reduzida, em vez de efeitos na estrutura e função neuronal. 

Além disso, uma vez que o óleo de peixe e a curcumina agem por vias semelhantes e distintas para melhorar a função vascular e reduzir, formulamos a hipótese de que a combinação de ambos os nutrientes poderia exercer efeitos circulatórios e cognitivos adicionais.

Para testar essas hipóteses, conduzimos um ensaio de intervenção dietética de 16 semanas examinando os efeitos independentes e combinados de óleo de peixe e suplementação de curcumina na função cerebrovascular, fatores de risco cardiovascular e desempenho cognitivo em adultos com sobrepeso ou obesos de meia-idade a idosos. 

Recentemente, relatamos os efeitos sobre a função cerebrovascular basal (estado estacionário), responsividade cerebrovascular (RCV) à hipercapnia (desfecho primário) e fatores de risco cardiovascular. 

Agora relatamos os resultados secundários, a saber, desempenho cognitivo, RCV para cognição [refletindo a capacidade de acoplamento neurovascular; isto é, a capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo cerebral local sob demanda para atender às necessidades metabólicas dos neurônios], e se as mudanças na função cognitiva se correlacionam com as mudanças na função cerebrovascular e fatores de risco cardiovascular.

MÉTODOS

Em um ensaio de intervenção duplo-cego, controlado por placebo, de 16 semanas, adultos [50–80 anos; IMC (kg/m2): 25–40] foram aleatoriamente designados para óleo de peixe (2.000 mg/d DHA + 400 mg/d EPA), curcumina (160 mg/d) ou uma combinação. 

Efeitos na função cerebrovascular (desfecho primário) e fatores de risco cardiovascular foram relatados anteriormente. Os efeitos sobre o desempenho cognitivo e a capacidade de resposta cerebrovascular (RCV) a estímulos cognitivos são aqui relatados. 

A análise de variância (ANOVA) de um fator com análises post hoc foi conduzida entre os grupos em toda a coorte e em homens e mulheres separadamente. A ANOVA de dois fatores foi conduzida para avaliar os efeitos independentes do óleo de peixe e da curcumina e uma interação potencial. As correlações entre os resultados (os obtidos aqui e os relatados anteriormente) também foram examinadas.

RESULTADOS

Em comparação com o placebo, o óleo de peixe melhorou a RCV para um teste de velocidade de processamento (4,4% ± 1,9% vs. -2,2% ± 2,1%; P = 0,023) e velocidade de processamento apenas em homens (pontuação Z: 0,6 ± 0,2 vs. 0,1 ± 0,2; P = 0,043). 

As mudanças na velocidade de processamento correlacionaram-se inversamente com as mudanças na pressão arterial (R = −0,243, P = 0,006) e na proteína C reativa (R = −0,183, P = 0,046). 

A curcumina melhorou a RCV em um teste de memória operacional (3,6% ± 1,2% vs. -0,2% ± 0,2%, P = 0,026) e, apenas em homens, o desempenho de um teste de memória verbal em comparação com o placebo (escore Z: 0,2 ± 0,1 vs. −0,5 ± 0,2, P = 0,039).

A combinação de óleo de peixe com curcumina não produziu benefícios adicionais.

CONCLUSÕES

As melhorias na velocidade de processamento após a suplementação de óleo de peixe em homens de meia-idade a mais velhos podem ser mediadas por melhorias na função circulatória. Os mecanismos subjacentes ao benefício cognitivo observado com a curcumina são desconhecidos. Como os benefícios cognitivos foram encontrados apenas em homens, é necessária uma avaliação mais aprofundada das diferenças de sexo na capacidade de resposta à suplementação.

Artigo: Kuszewski JC, Howe PRC, Wong RHX. Evaluation of Cognitive Performance following Fish-Oil and Curcumin Supplementation in Middle-Aged and Older Adults with Overweight or Obesity. J Nutr. 2020 Dec 10;150(12):3190-3199. doi: 10.1093/jn/nxaa299. PMID: 33097947.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.