domingo, 2 de maio de 2021

Como reconhecer e como são tratados os sintomas da perimenopausa e menopausa

Muitas mulheres não sabem o que esperar durante a perimenopausa, que é o período de tempo - muitas vezes marcado por mudanças angustiantes no corpo - que leva à menopausa, ou ao fim do ciclo menstrual da mulher e anos férteis.  Essas mudanças podem ser um choque, por isso analisamos os sinais, as causas e as opções de tratamento para cinco sintomas comuns.

Ondas de calor

O que elas sentem: “A maioria das mulheres relatará uma sensação de calor que começa na cabeça e desce pelo corpo”, disse a Dra. Nanette Santoro, professora de obstetrícia e ginecologia da Universidade do Colorado que pesquisa sintomas de perimenopausa e menopausa. Isso geralmente é seguido por uma sensação de frio, disse ela, conforme os vasos sanguíneos do corpo se dilatam e, em seguida, perdem calor rapidamente. As ondas de calor geralmente duram de um a cinco minutos e podem surgir tanto na perimenopausa quanto na menopausa.
Há uma variedade de sintomas associados às ondas de calor, disse a Dra. Holly Thacker, especialista em saúde feminina da Clínica Cleveland. Algumas mulheres têm alucinações táteis e sentem que sua pele está formigando; algumas têm palpitações cardíacas. As ondas de calor também estão associadas à insônia e perturbações do sono.

O que os causa: Não está totalmente claro o que causa uma onda de calor, disse Santoro, mas as flutuações nos níveis de estrogênio que ocorrem durante a perimenopausa podem levar a mudanças de temperatura.  Embora a transição da menopausa seja marcada pela redução dos níveis de estrogênio ao longo do tempo, esses níveis flutuam substancialmente até o período menstrual final. “Os hormônios não diminuem lentamente até se transformar em nada”, disse ela.  “Eles estão em uma espécie de montanha-russa.”

Como tratá-los: A terapia hormonal, que envolve a suplementação de estrogênio ou progesterona junto com o estrogênio, é considerada o tratamento mais eficaz disponível para ondas de calor após a menopausa.  O F.D.A. também aprovou a paroxetina, um antidepressivo mais comumente conhecido como Paxil, para tratar ondas de calor moderadas a graves.
Alguns médicos não recomendam a terapia hormonal durante a perimenopausa e, em vez disso, prescrevem um método de controle de natalidade hormonal de baixa dosagem. Os regimes de terapia hormonal geralmente contêm um quarto da quantidade de hormônio na pílula anticoncepcional de menor dose, disse Adams, mas não é suficiente para fornecer anticoncepcionais e controlar o sangramento irregular.

Depressão e ansiedade

Como se manifestam: “Depressão e ansiedade realmente se tornam uma coisa na perimenopausa”, disse a Dra. Karen Adams, professora de obstetrícia e ginecologia da Universidade de Ciências e Saúde do Oregon. Pode parecer um caso constante de síndrome pré-menstrual ou TPM.  “Você não está imaginando coisas”, disse Adams.
As mulheres que sentem ansiedade se sentem irritadas e nervosas e podem ter palpitações cardíacas. A depressão é tipicamente marcada por um baixo-astral, falta de motivação, dormir e comer mais ou menos do que o normal e não desfrutar de atividades que normalmente são uma fonte de conforto.

O que os causa: “Quando perdemos estrogênio, ficamos mais vulneráveis ​​em termos de humor”, disse a Dra. Stephanie Faubion, diretora médica da Sociedade Norte-Americana de Menopausa e diretora do Mayo Clinic Center for Women’s Health.
Mulheres que sofreram de depressão perinatal ou distúrbio disfórico pré-menstrual, uma forma grave de TPM, têm maior risco de desenvolver depressão perto da menopausa. As ondas de calor também estão associadas à ansiedade.

Como tratá-los: A depressão que ocorre em torno da transição da menopausa responde bem ao estrogênio, disse o Dr. Faubion. Se uma mulher não está respondendo aos hormônios, os antidepressivos podem ser úteis, disse o Dr. Adams. Mindfulness, terapia cognitivo-comportamental, técnicas de relaxamento e ioga também podem melhorar o humor.

Sintomas genitais e urinários

Como se manifestam: As mulheres podem apresentar secura vaginal intermitente, perda urinária e bexiga hiperativa durante e após a perimenopausa. Elas às vezes relatam uma sensação de coceira ou queimação na vagina ou durante a micção: “Alguns a descrevem como lâminas de barbear ou cacos de vidro”, disse a Dra. Faubion. Sexo pode ser doloroso; assim como limpar com papel higiênico ou usar jeans.

O que os causa: Os baixos níveis de estrogênio podem causar sintomas genitais. “O estrogênio ajuda a manter a saúde  desses tecidos com elasticidade, fluxo sanguíneo e umidade”, disse o Dr. Faubion. "Você perde tudo isso quando perde estrogênio."

Como tratá-los: Ao contrário das ondas de calor, os sintomas genitais não desaparecem sem tratamento, disse Santoro. O tratamento prescrito no. 1 é o estrogênio vaginal ou local, que está disponível em anéis, cremes e inserções vaginais. Muitas mulheres também podem aliviar os sintomas usando hidratantes e lubrificantes vaginais de venda livre.

Brain Fog / Confusão mental

Qual é a sensação:  As mulheres podem sentir que seus pensamentos não são tão claros como antes e podem ter dificuldade para lembrar as palavras.

O que causa isso: Pode haver uma série de causas, disse Faubion. “Pode ser basicamente a retirada de um esteroide, o estrogênio”, disse ela. Mas ondas de calor, suores noturnos e outros sintomas da menopausa podem interromper o sono, e o repouso reduzido e fragmentado pode causar danos. A depressão e outros transtornos do humor também afetam a cognição.

Como tratar: A névoa do cérebro tende a ser mais um problema na perimenopausa, disse Adams, e estabiliza após a menopausa. “Saber disso pode ser um alívio”, disse ela. Identificar e abordar os problemas do sono também pode atenuar a névoa do cérebro. Suores noturnos e ondas de calor podem ser aliviados com suplementação de estrogênio. Evitar cafeína, álcool e nicotina antes de dormir pode ajudar a melhorar o sono. Comer mais cedo também pode ser benéfico: certifique-se de que sua última refeição seja pelo menos duas horas antes de dormir.

Problemas de pele e cabelo

Como eles se manifestam: Mulheres relatam perda de cabelo, crescimento de novos pelos faciais e pele mais fina ou mais seca.

O que os causa: As mulheres perdem cerca de um terço do colágeno da pele durante a transição da menopausa, disse Faubion. A espessura do cabelo tem um componente hormonal, disse o Dr. Adams; algumas mulheres notam mudanças em seus cabelos durante a gravidez e também no pós-parto.  A perda de cabelo também pode estar relacionada a anormalidades da tireoide e deficiências de vitaminas, que não estão necessariamente relacionadas à menopausa, mas podem surgir com a idade.

Como tratá-los: Tomar uma fórmula multivitamínica diária para mulheres, bem como estrogênio, pode ajudar na prevenção da queda de cabelo.  Rogaine, um produto para engrossar o cabelo que vem em uma espuma tópica, também demonstrou funcionar para mulheres. A ingestão de estrogênio também pode aumentar a espessura, a umidade e a flexibilidade da pele. Consulte um médico para verificar seus níveis de hormônio tireoidiano, pois a queda de cabelo pode estar relacionada a anormalidades da tireoide. E consulte seu médico sobre quaisquer novos problemas de saúde que você acha que podem estar relacionados à perimenopausa ou menopausa.

Embora esses sintomas possam ser irritantes e perturbadores, "todas essas coisas podem ser tratadas", disse o Dr. Adams. Os sintomas da perimenopausa e da menopausa não durarão para sempre. "Não é o seu novo normal", disse ela.


0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.