domingo, 19 de junho de 2016

Hormônios para tudo e para todos - por Dr. Alfredo Guarischi, médico

Converso frequentemente com o Dr. Amélio Godoy Matos, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Com excelente formação científica, pratica a medicina com nobreza, pureza de propósitos e honestidade. Está, como eu, preocupado com a medicina.

A saúde vem sendo agredida e vilipendiada, entre diversos aspectos, também por práticas mercantilistas e desprovidas de embasamento técnico-científico. A endocrinologia, a geriatria e a nutrologia são especialmente vulneráveis, e estamos assistindo, até na grande mídia, a uma escandalosa onda de solicitações de exames inadequados, que geram propostas e formulações de tratamentos estranhos.

Godoy me relatou que tem visto resultados de dosagens hormonais na saliva e no cabelo, e dosagens de pregnenolona, aldosterona, insulina, iodo, melatonina e outras substâncias, independentemente do sexo, idade ou queixa do paciente! Além de inúteis, essas dosagens são caríssimas, não são autorizadas pelos planos de saúde e em geral não são realizadas nos principais laboratórios de análises clínicas.

Pacientes jovens com queixas inespecíficas, frequentemente com excesso de peso, o procuram levando uma parafernália desses exames e diagnósticos variados de déficit de melatonina, falta de ritmo da cortisona, baixa da testosterona, baixo metabolismo etc. As mulheres parecem estar sob uma epidemia de baixa de testosterona, como esse fosse seu principal hormônio.

Não obstante serem pessoas sem qualquer disfunção hormonal patológica, aparecem medicadas com melatonina, iodo, suplementos diversos e, claro, testosterona. Testosterona para todos! Essa parece ser a última poção mágica.

As terminologias sedutoras, como “nova medicina”, “modulação hormonal”, “nutroendocrinologia”, “hormônios bioidênticos” e “anti-aging”, parecem uma grande novidade, mas, para os profissionais sérios como Godoy, trata-se na verdade de mensagens marqueteiras de má fé.

A real nova medicina vem-se desenvolvendo com o movimento médico “choosing wisely” - ‘escolhendo com sabedoria’. Tem como referência a medicina baseada em evidências científicas, que visa proporcionar os melhores cuidados em saúde, com a escolha de exames e procedimentos realmente necessários e sem excesso de diagnósticos e tratamentos.

A maioria de médicos competentes e honestos não deve ser complacente com a minoria ativa, sôfrega por enriquecimento e notoriedade que despreza as práticas médicas adequadas em troca dos serviços “especiais”. A sociedade leiga parece contaminada por essas “novidades”.
Cabe aos conselhos de medicina, de farmácia, de nutrição e de nutrologia e às agências reguladoras dar a palavra final sobre esse tema.

Escrever sobre as ideias de Amélio Godoy Matos é uma mobilização responsável em defesa da medicina e dos pacientes.

Subscrevo os ideais desse experiente professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que busca esclarecer a todos a escolher com sabedoria.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.