quinta-feira, 10 de março de 2016

Seu bebê precisa comer TUDO, desde o começo da alimentação complementar


 Abaixo um texto do meu amigo Flavio Melo (médico pediatra, super conceituado) sobre alimentação complementar. O tema é interessante porque durante muitos anos restringiu-se a introdução de alimentos sabidamente alergênicos na alimentação da criança. Acreditava-se que a introdução deveria ocorrer somente após os 2 anos de idade. Essa semana um novo estudo veio mostrar que pelo fato do sistema imunológico começar a ficar mais ativo por volta do 5º ao 7º mês, o momento ideal para a introdução desses alérgenos é nessa fase. Vale a pena ler o texto.

Dr. Frederico Lobo

Seu bebê precisa comer TUDO, desde o começo da alimentação complementar

O mais difícil da medicina de hoje é ser atualizado. Precisa de muito estudo, dedicação e estar ligado no mar de informações que se renova todos os dias.

Ontem estava navegando nesse mar e um editorial do New England Journal me chamou a atenção.

Era sobre o estudo EAT, que busca demonstrar a incidência de alergias alimentares, em rota crescente, de acordo com o momento da introdução de alimentos alergênicos para o bebê.

Há alguns anos, recomendávamos que deveria ser evitada ou postergada a introdução precoce de ovo (só podia a gema...), peixe, amendoim, leite de vaca e derivados, para bebês que iriam iniciar a transição do aleitamento materno exclusivo, para os alimentos sólidos.

A partir do estudo LEAP, onde se verificou que a introdução precoce de amendoim para os pacientes com alto risco de alergia, diminui substancialmente seu risco posterior de desenvolver alergia, o conceito mudou radicalmente.

E esse estudo publicado semana passada, apesar de não mostrar que introduzir antes dos 6 meses os alimentos acima tem um caráter protetor em relação à introdução após os 6 meses, continua sinalizando para essa mudança de paradigma.

Portanto, a mensagem que está sendo passada é a seguinte: provavelmente é bastante benéfico, que desde o início da alimentação complementar, sejam introduzidos todos os alimentos, sem postergações ou restrições, sendo essa prática protetora para o desenvolvimento de alergias alimentares.

Ainda luto no consultório para que as famílias introduzam peixe, ovo inteiro e outros alimentos para seus bebês. Há uma resistência cultural.

Que espero esteja no fim, para o bem da saúde dos seus filhos.

Flávio Melo - Médico Pediatra - CRM 5239/ RQE 3065

Fonte: http://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMe1601412

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.