domingo, 2 de setembro de 2012

Vitamina C protege pulmão da poluição, diz estudo britânico



Uma dieta rica em antioxidantes ajuda a proteger o pulmão da poluição do ar, indica um novo estudo britânico.

Pesquisadores do Imperial College London, no Reino Unido, verificaram que os hospitais da capital recebem mais pacientes de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (síndrome que engloba bronquite crônica e enfisema) durante os dias em que há maior concentração de partículas suspensas no ar.

Mas quando as pessoas tinham altos níveis de vitamina C no sangue, elas foram menos vezes aos postos durante os dias poluídos e secos, afirma o texto publicado no journal Epidemiology e feito com 209 pessoas atendidas pelo sistema de saúde de Londres.

O grupo testou a relação da baixa internação hospitalar com outros antioxidantes, mas não teve bons resultados. Eles descobriram poucos indícios entre as taxas de ácido úrico e vitamina E (presente em cereais e castanhas) e nenhuma relação nos pacientes internados com a presença de vitamina A (achada na gema do ovo, no leite e seus derivados e no fígado).

A descoberta do grupo dá uma “pequena, mas importante evidência sobre os efeitos da poluição podem ser modificados por antioxidantes”, afirma Michael Brauer, pesquisador de saúde ambiental da UniversidadeBritish Columbia, no Canadá.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/08/21/vitamina-c-protege-pulmao-da-poluicao.htm

Dicas do Dr. Frederico Lobo e da Nutricionista Isis Moreira: 

  1. Não adianta consumir em uma única dose mais que 250mg de Vitamina C. Você perderá o restante na urina. 
  2. Nunca um suplemento de Vitamina C substituirá a vitamina C natural dos alimentos, por um simples motivo: no alimento existe o que chamamos de complexo C, que consiste em uma sinergia de compostos que melhoram a biodisponibilidade da Vitamina C, como por exemplo: quercetina, hesperidina e outros bioflavonóides. 
  3. Se quer ter os benefícios da Vitamina C, uma dica que damos pros nossos pacientes da Clínica de Ecologia Médica: suplementação natural de acerola => pegue acerola, bata com um pouco de água e congele na forma de cubinhos de gelo (formas pequenas). Use 1 cubinho de 4 a 6 vezes ao dia. Aí sim, a vitamina C irá ser aproveitada.
  4. Existe um estudo interessante, feito no Brasil, pra comparar o teor de vitamina C na acerola em suas várias formas. Os teores de vitamina C das acerolas congeladas in natura, da polpa pasteurizada congelada e do suco pasteurizado em garrafa, determinado no início do experimento, foram de 1.511±56, 1.360±26 e 988±50 mg vit.C/100g amostra, respectivamente, caracterizando a acerola como uma ótima fonte desta vitamina, mesmo após sofrer processamento térmico. Para se ter uma idéia, 100gramas de acerola in natura fresca, possui 2800mg de vitamina C.  Link pro estudo:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612003000100019




0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.