quinta-feira, 2 de junho de 2022

Dr, não consigo seguir dieta

Relatos sobre a dificuldades em seguir dietas é algo bastante comum no consultório, não só pela dificuldade em adquirir determinados alimentos, mas também pela exclusão de grandes grupos alimentares e a sensação de fome excessiva.

Mas, você sabia que, caso você já tenha passado por essa experiência, há grandes chances de você NÃO ter recebido A SUA DIETA?

A dieta feita para você é aquela com o seu NOME, individualizada, que:
  1. Respeita seus hábitos alimentares, 
  2. Se adequa a sua rotina, 
  3. Compreende sua cultura, 
  4. Leva em conta a sua classe socioeconômica e disponibilidade financeira para aquisição de alimentos
  5. Te auxilia no desenvolvimento da consciência alimentar e te dá autonomia. 
Sua dieta não é a LOW CARB, CETOGÊNICA, DO JEJUM, DOS PONTOS, DA LUA, SOPA, mas sim aquela que te possibilita melhorar gradativamente, sem sofrimento e que você consegue seguir a médio e longo prazo.

Os mitos aprendidos e os medos alimentares adquiridos ao longo dos anos dificultam muito o seu sucesso na melhora dos hábitos alimentares e alcance de resultados. 

A crença de que carboidrato engorda, de que calorias não importam, desde que sejam advindas da gordura, de que é proibido comer algum doce ou preparação mais elaborada em indivíduos no processo de emagrecimento, a demonização e supervalorização de alimentos específicos, tudo isso é considerado um problema!

Lembre-se: alimentar-se vai muito além da simples ingestão de nutrientes! A comida de verdade é um patrimônio cultural, tanto material  (por seu aspecto físico, palpável e “degustável”) quanto imaterial, pelo simbolismo que representa na história e no cotidiano.

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.