sexta-feira, 17 de setembro de 2021

A falácia do ser saudável só porque não usa medicamentos e sim suplementos

Ao longo de quase 15 anos de consultório percebi que tenho um público bem peculiar. A grande maioria dos meus pacientes são "naturebas" e as hipóteses que levanto para isso são diversas. 

Relutei em escrever esse artigo pois talvez não saberia as palavras corretas para expressar o que sinto, porém, percebo que chegou a hora. Então senta que lá vem verdades difíceis de se engolir.

Ninguém é melhor/superior porque não faz uso de uma medicação alopática. Ninguém é superior/melhor porque faz uso de suplementos.

Confuso? Não se eu explicar o contexto...

É de praxe meus pacientes por serem "mais naturebas" acreditarem que quem faz uso de medicações alopáticas estão intoxicados com substâncias estranhas ao nosso corpo. Como se estivessem intoxicados com drogas. Mero julgamento preconceituoso. 

O engraçado é que esses mesmos pacientes acreditam que por estarem utilizando suplementos (em sua maioria por autosuplementação) estão mais saudáveis e livres de substâncias químicas no corpo. Ledo engano. Mais uma fez, mero julgamento preconceituoso e dessa vez acrescento: ignorante. 

As pessoas esquecem que:
  1. A grande maioria das formulações ditas "naturais" possuem conservantes e isso inclui uma série de substâncias que podem ser deletérias para o ser humano se utilizadas em longo prazo. Vocês acham mesmo que um nutriente ficará 1 ano em um pote, sem puxar umidade se não tiver algum agente que combata isso? 
  2. Os polivitamínicos/poliminerais que alguns se gabam em utilizar, na verdade podem estar fazendo mal, pois de acordo com o solo da região, alguns minerais podem já estar disponíveis excessivamente pela alimentação. Não raro, no cerrado encontramos pacientes com excesso de cobre, principalmente quando utilizam polivitamínicos. Por isso sempre deixo claro: Polivitamínicos tem indicações muito específicas.
  3. As cápsulas desses suplementos ou fórmulas muitas das vezes tem pigmentos, corantes artificiais.
  4. Muitos desses suplementos quando são em sachês levam edulcorantes sintéticos, conservantes, corantes artificiais e que podem ser deletérios para a saúde humana quando utilizados em longo prazo. 
  5. Geralmente quem decide ser "natureba" e utilizar vários suplementos por conta própria acaba utilizando inúmeras cápsulas/sachês e isso tudo ao longo do dia pode levar a uma ingestão alta dessas substâncias estranhas para o nosso organismo.
  6. A indústria farmacêutica gera resíduos e é obrigada a tratar esses resíduos. Está submetida legislação ambiental no Brasil e em outros países. Vocês sabiam que a maior parte dos insumos farmacêuticos de farmácias de manipulação são oriundos da Índia de China? Que eles geram alto impacto ambiental e nas próximas décadas veremos o preço de minerais e vitaminas subir por conta da poluição gerada para a fabricação dos mesmos? Ou seja, a ingestão de tais substâncias pode não ser tão sustentável e ecologicamente correto.
  7. As vezes o que usa medicação alopática ingere apenas a droga que está na medicação, mas no restante o dia ingere apenas comida de verdade ou poucos ultraprocessados. 
  8. Hormônios naturais não existem, todos são sintéticos, bioidênticos ou não. Hormônio natural somente o que o bicho homem produz. 
Sendo assim, caro leitor natureba, não se iluda achando que é superior por que faz uso de vários suplementos. 

O ideal mesmo é que consigamos adquirir todos os nutrientes pela alimentação ou que se  quando utilizarmos fórmulas, que seja com o mínimo de substâncias adicionadas ao produto. Resumindo, o produto mais limpo possível. 

Autor: Dr. Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM-13192, RQE 11915



0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.