terça-feira, 2 de julho de 2019

Produto químico (triclosam) em pastas dentais ligado a osteoporose em mulheres

Um produto químico denominado Triclosan,  utilizado como agente antibacteriano em vários produtos de higiene pessoal, há algum tempo vem sendo taxado de disruptor endócrino. Ou seja, uma substância com potencial para desregular o sistema endócrino.

Este químico pode ser encontrado em diversos produtos de higiene pessoal como sabonetes, pasta de dentes, desinfetantes para as mãos e colutórios. A exposição ao triclosan pode ainda suceder através de água contaminada.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Escola de Saúde Pública de Hangzhou, na China, propôs-se analisar a associação entre as concentrações de triclosan na urina e a densidade mineral óssea e osteoporose em mulheres adultas. Para isso, analisaram dados recolhidos de uma sondagem à saúde e nutrição nos EUA, entre 2005 e 2010, e que incluía 1.848 mulheres com 20 ou mais anos de idade.

Foi observado que a presença de concentrações de triclosan na urina está negativamente associada à densidade mineral óssea e positivamente associada à prevalência de osteoporose. A evidência foi mais forte em mulheres na pós-menopausa do que nas que se encontravam na pré-menopausa.

“Estudos em laboratório demonstraram que o triclosan poderá ter potencial para afetar a densidade mineral óssea negativamente em linhas celulares ou em animais. Contudo, pouco se sabe sobre a relação entre o triclosan e a saúde óssea humana”, comentou Yingjun Li, autor correspondente do estudo.

Fonte: https://www.medscape.com/viewarticle/914888?src=soc_fb_190627_mscpedt_news_mdscp_triclosan&faf=1

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.