terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Estudo da Universidade Estadual de IOWA informa que o Aquecimento Global pode aumentar a violência

Uma nova pesquisa da IOWA State University defende que o aumento da temperatura média do planeta pode também “esquentar” o problema da violência.

“Quando as pessoas ficam “quentes”, elas agem de forma mais agressiva. Este fenômeno foi exaustivamente estudado e eu o chamo de Hipótese do calor“ Diz Craig Anderson

De co-autoria de Craig Anderson, professor emérito de psicologia e diretor do centro do estado de Iowa para o Estudo da Violência e Matt DeLisi, professor de sociologia e diretor do programa ISU de justiça penal, o trabalho foi apresentado por Anderson na semana passada em Sydney (Austrália) no Simpósio de Psicologia Social.

Os pesquisadores cruzaram os dados da temperatura média dos Estados Unidos e o número de crimes violentos ocorridos entre 1950 e 2008. Os pesquisadores estimam que se a temperatura aumentar 4.4°C aocorrência de assaltos e assassinatos irá subir para 34 ocorrências em um grupo de 100.000 habitantes,ou seja um aumento de 100.000 ocorrências por ano em uma população de 305 milhões.

O estudo também relata que um dos efeitos mais catastróficos da mudança climática será a escassez de alimentos e a consequente subnutrição e a insegurança alimentar que aumentará a agressividade de indivíduos propensos à violência

A mudança rápida do clima pode levar a mudanças na disponibilidade de alimentos, água, abrigo e outras necessidades da vida, essa escassez também pode levar à guerra civil,instabilidade, a migração e até ao genocídio e guerras.

Anderson cita um relatório da Onu: “Sempre que houve um desastre ecológico, as mulheres e as crianças tendem a ser os mais vitimados em termos de violência. O raciocínio é que as mulheres, na maioria das culturas de subsistência, muitas vezes são responsáveis pela a alimentação e os filhos, e então elas não podem simplesmente fazer as malas e sair. E assim, eles ficam vulneráveis a ações violentas”

Artigo completo: http://www.news.iastate.edu/news/2010/mar/violentclimate

Fonte: http://www.coletivoverde.com.br/estudo-da-universidade-estadual-de-iowa-informa-que-aquecimento-global-pode-aumentar-a-violencia/

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.