segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Estilo de vida tem mais peso sobre a fertilidade

As salas de espera das clínicas de reprodução assistida estão cada vez mais cheias. E, mais do que problemas genéticos, especialistas são unânimes em apontar que os principais responsáveis pelo aumento da infertilidade dos casais são os fatores ambientais - como a exposição à poluição e aos agrotóxicos - e o estilo de vida nada saudável das grandes cidades.

 "Desde que comecei nesta área, há 30 anos, a procura por especialistas cresce gradativamente", afirma o ginecologista Dirceu Henrique Mendes Pereira, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Para ele, a parcela genética na infertilidade contribui bem menos que o estilo de vida. Um casal é considerado infértil quando não consegue conceber depois de um ano seguido de tentativas. Segundo especialistas, em 40% das vezes a causa está no homem; em 40%, na mulher; e em 20%, nos dois.

"Antigamente, a infertilidade sempre era considerada feminina. Hoje o homem também é investigado e se sabe que ele é responsável por metade dos casos", diz o ginecologista Flávio Garcia de Oliveira, da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Para o médico Gustavo Kröger, da Clínica Genics Medicina Reprodutiva e Genômica, os homens estão um pouco mais vulneráveis a fatores ambientais que a mulher. "Os homens produzem espermatozoides continuamente, enquanto as mulheres já nascem com os óvulos prontos."

Recentemente, pesquisa da Universidade Estadual de Nova York concluiu que o uso de laptops no colo pode levar à infertilidade masculina, por elevar a temperatura do testículo, impossibilitando a produção adequada dessas células. Pereira enfatiza que os alimentos são essenciais para o sucesso na reprodução. "Alimentação com muita gordura saturada e carboidratos e carente de frutas e verduras resulta no que chamaria de metabolismo inflamatório, responsável pelo declínio da fertilidade."

Fonte: Bom dia Doutor

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.