segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Consumo de frutas e vegetais e o risco de câncer de mama

Pesquisadores da Boston University examinaram prospectivamente a relação entre o consumo de frutas e vegetais e o risco de câncer de mama entre as 51.928 mulheres com idades entre 21 e 69 anos.


Durante 12 anos de seguimento, houve 1.268 casos de câncer de mama. O consumo total de frutas e vegetais não foi significativamente associado com o risco total de câncer de mama. No entanto, o consumo de vegetais foi associado com um risco reduzido de câncer de mama com receptor de estrógeno negativo e receptor de progesterona negativo (razão da taxa de incidência = 0,57, IC 95% 0,38 a 0,85, para ≥ 2 porções / dia em relação a <4 / semana; P = 0,02). Além disso, houve alguma evidência de associação inversa com o risco de câncer de mama em geral e o consumo de cenoura (P = 0,02).

Os resultados do estudo sugerem que o consumo frequente de vegetais é inversamente associado com o risco de câncer de mama com receptor de estrógeno negativo e receptor de progesterona negativo, e que vegetais específicos podem ser associados com um risco reduzido de câncer de mama em geral.

A pesquisa foi publicado no último número da revista American Journal of Epidemiology.

Fonte: American Journal of Epidemiology, Volume 172, Issue 11, 2010, Pages 1268-1279

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.