O que o microbioma tem a ver com o tratamento de tumores renais?


Vídeo muito interessante da minha amiga Dra. Andrea Pereira, médica nutróloga, que semanalmente posta vídeos com alto nível de evidência científica em seu canal no YouTube: https://www.youtube.com/@dra.andrea.nutrologia/videos

Conteúdo excelente, então sugiro que sigam, inscrevam-se no canal dela e acompanhem. 

A médica nutróloga Andréa Pereira, do comitê científico do Instituto Vencer o Câncer, comenta um estudo apresentado no Congresso Americano de Oncologia sobre a relação entre tumores renais, microbioma intestinal e resposta à imunoterapia. 

Pesquisas anteriores mostraram que pacientes sem a bactéria Akkermansia muciniphila na microbiota tinham piores respostas ao tratamento. Neste novo estudo de fase 1, foi desenvolvido um probiótico chamado Oncobax AKK, contendo essa bactéria, administrado a pacientes por cerca de 15 meses. 

Os resultados mostraram melhor resposta ao uso combinado de Ipilimumabe e Nivolumabe, em comparação a pacientes sem essa bactéria. A presença da Akkermansia já havia sido associada a melhor prognóstico em outros tipos de câncer, como mama e pulmão. 

O estudo reforça a importância da flora intestinal (microbioma) na eficácia das terapias oncológicas, especialmente as imunoterapias, e abre caminho para novas pesquisas com outros tipos de tumor.


Comentários