quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Pular café da manhã e efeito no metabolismo energético e no ritmo diurna da glicemia de jovens saudáveis

As atuais estratégias terapêuticas para a obesidade se concentraram principalmente no desequilíbrio entre gasto energético e consumo de energia, mas o tempo das refeições também foi estudado como um fator que controla o peso corporal. A refeição consumida após um jejum noturno, ou seja, café da manhã, é frequentemente descrita como “a refeição mais importante do dia”, e acredita-se que contribua para uma boa saúde e nutrição, fornecendo nutrientes essenciais no início do dia.

Revisões sistemáticas, incluindo uma metanálise, sugerem que é globalmente observada uma associação positiva entre pular o café da manhã e estar com sobrepeso ou obesidade, independentemente das diferenças culturais entre os países. O efeito térmico dos alimentos após o café da manhã é maior do que após o almoço e o jantar, e isso sugere a possibilidade de que o gasto energético acumulado durante 24h (gasto energético de 24 horas) seja afetado pelas diferenças nos hábitos alimentares diários: tomar café da manhã ou pulando o café da manhã. No entanto, estudo anterior não observou nenhum efeito de pular o café da manhã no gasto energético de 24 horas, e outro estudo relatou um ligeiro aumento no gasto energético de 24 horas após o pulo do café da manhã em comparação com um padrão de três refeições. Tomados em conjunto, os resultados dos estudos de calorimetria estritamente controlada não enfatizaram a ligação epidemiológica entre pular o café da manhã e aumentar o peso corporal.

O desalinhamento das refeições com o relógio biológico está associado a um maior risco de obesidade e diabetes tipo 2. Os efeitos de pular o café da manhã no perfil de glicose de 24 horas foram avaliados usando um sistema de monitoramento contínuo de glicose (CGMS), mas os resultados são inconsistentes; a glicose média de 24 horas foi aumentada ao pular o café da manhã em estudo anterior, enquanto a curva glicêmica em 24 horas em outro estudo não foi diferente entre pular o café da manhã e três refeições. Na tentativa de obter uma melhor compreensão da dinâmica glicêmica, métodos avançados de análise de séries temporais foram desenvolvidos. A análise de flutuação diluída (DFA) da dinâmica glicêmica revelou que reduzir e interromper o tempo sentado com atividade intermitente de intensidade de luz pode desempenhar um papel na manutenção do controle glicêmico. É possível, portanto, que os efeitos de pular o café da manhã na dinâmica glicêmica em uma condição de vida livre possam ser diferentes daqueles observados quando um indivíduo permanece em uma câmara metabólica.

Uma maneira plausível de esclarecer os efeitos de pular o café da manhã no metabolismo energético e no controle glicêmico é avaliar os efeitos de pular repetidamente no café da manhã, em vez dos efeitos de um único incidente de pular o café da manhã.

OBJETIVOS DO ESTUDO

A hipótese do estudo foi de que pulos repetidos no café da manhã e comportamento sedentário afetam o metabolismo energético e a flutuação glicêmica. Observe que o período de intervenção da refeição de 6 dias como o período limite superior do CGMS. Assim, o objetivo do estudo foi esclarecer a influência de 6 dias consecutivos de pular o café da manhã no metabolismo energético e no controle glicêmico de jovens saudáveis ​​do sexo masculino, além de alterar a composição corporal como desfechos secundários.

MÉTODOS

Dez homens jovens participaram de 2 ensaios (com ou sem café da manhã) que duraram 6 dias consecutivos, ambos foram realizados com uma semana de intervalo com um desenho repetido de medidas. Durante a intervenção da refeição, a glicemia de cada indivíduo foi medida usando o sistema de monitoramento contínuo de glicose. Se o café da manhã era ignorado, os participantes faziam grandes refeições no almoço e no jantar, de modo que a ingestão de energia em 24 horas era idêntica à da condição de 3 refeições. Às 22h, do quinto dia, os indivíduos entraram em uma câmara respiratória do tamanho de uma sala, onde permaneceram por 33 horas, e foram instruídos a realizar um comportamento sedentário.

RESULTADOS

Os níveis de glicose foram semelhantes entre as 2 refeições durante os primeiros 5 dias de intervenção, mas a glicemia às 23h foi maior na condição de pular o café da manhã do que na condição de 3 refeições. Pular o café da manhã elevou a resposta glicêmica pós-prandial após o almoço no primeiro dia de intervenção. No sexto dia, não houve diferenças significativas no gasto energético de 24 horas e na oxidação do substrato. Quando os indivíduos permaneceram em uma câmara metabólica, o nível de atividade física diminuiu significativamente, a estabilidade glicêmica deteriorou-se levemente e a glicemia média ao longo de 24 h foi maior no ensaio de pular o café da manhã do que no ensaio de 3 refeições.

CONCLUSÕES

O estilo de vida sedentário e o pulo repetido no café da manhã causaram flutuações anormais de glicose, enquanto o metabolismo energético de 24 horas permaneceu inalterado.

Registro de Ensaio Clínico: Este estudo foi registrado em http://www.umin.ac.jp/english/ como UMIN000032346.

Am J Clin Nutr 2019; 110: 41–52.

O estudo: http://abran.org.br/new/wp-content/uploads/2019/09/abran_artigo_27092019.pdf

Fonte: http://abran.org.br/2019/09/27/existe-relacao-entre-pular-o-cafe-da-manha-e-aumentar-o-peso-corporal/

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.