quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dar o exemplo e não castigar ajudam a fazer a criança comer melhor

Chega a hora do almoço e o que deveria ser um momento de prazer, com uma boa comida caseira para matar a fome, se torna um drama: a criança simplesmente não quer comer. Muita birra, muito choro e muita comida sobrando no prato. Às vezes, não são só as verduras e legumes que sobram, mas também o arroz e o feijão.

É claro que a situação é exagerada, mas a resistência dos filhos à boa alimentação é um problema enfrentado diariamente por muitos pais e mães. Esse foi o tema do Bem Estar desta quinta-feira (14).

Para explicar o que acontece nessas situações e dar dicas de como contornar a dificuldade, trouxemos ao estúdio a pediatra Ana Escobar, nossa consultora, e a nutricionista Lara Natacci


Além das dicas acima, as especialistas recomendaram cardápios nutritivos e saudáveis para as crianças.

No café da manhã, três opções foram apresentadas: leite batido com aveia e banana; cereal com morango e iogurte; pão com queijo e suco de uva.

No lanche escolar, outras três sugestões: biscoito integral com suco de soja e maçã; barrinha de cereal com iogurte líquido e pêra; sanduíche de pão integral com queijo branco e suco de laranja.

Se a criança começa a comer melhor, vale dar uma recompensa, mas é preciso ter cuidado nessa hora. Esse prêmio não deve ser a sobremesa, pois isso pode estragar o apetite da criança.

Além disso, há um aspecto que parece óbvio, mas que é sempre importante ter em mente: seu filho é apenas uma criança. O corpo é dele é bem menor que o seu, logo a boca, o estômago e a necessidade por alimentos também são.

Sendo assim, corte os alimentos em pedaços bem pequenos, de forma que ele possa comer sozinho. A criança é capaz de ajustar a porção de acordo com a necessidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.