domingo, 27 de fevereiro de 2011

Tempo de amamentação e melhor rendimento escolar

O estudo, feito por um grupo de institutos de pesquisa liderados pelo Instituto Telethon para a Pesquisa sobre a Saúde da Criança (TI/ICHR), na Austrália, foi publicado no periódico Pediatrics e usou dados de um estudo longitudinal – feito com um grande número de indivíduos durante um longo período de tempo – e que vem acompanhando, há aproximadamente 20 anos, mais de 2.800 crianças nascidas entre 1989 e 1991.

“Nós sabemos que há nutrientes vitais no leite materno, que ajudam no desenvolvimento do cérebro, por exemplo”, afirma Wendy Oddy, pesquisadora do TI/ICHR e coautora do estudo. “Os meninos, em especial, são mais vulneráveis às adversidades durante o desenvolvimento do que as meninas. O efeito protetor do estradiol, hormônio feminino que está presente no leite materno, pode ser ainda mais necessário para que eles tenham um bom desenvolvimento e uma boa saúde”, completa.

A pesquisadora lembra, ainda, que uma série de outros benefícios, como a melhora nos laços afetivos entre a mãe e o bebê, também estão relacionados com a amamentação. Isso também melhora o desenvolvimento cognitivo dessas crianças. “Uma série de estudos indicou também que os meninos são mais dependentes da atenção maternal quando estão desenvolvendo sua cognição e habilidades como a linguagem”, diz Oddy. No caso das meninas, o único diferencial nítido foi um melhor desempenho nas habilidades envolvendo leitura.

Os autores indicam a importância da amamentação feita pela mãe, mas lembram que mulheres que não podem – por alguma razão – dar de mamar no peito podem compensar os efeitos positivos desse tipo de hábito aumentando o tempo com os filhos durante a infância e início da adolescência, enfatizando atividades como leitura e passeios ao ar livre.

Fonte: http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2011/01/12/tempo-de-amamentacao-tem-impacto-no-desempenho-academico-de-criancas/

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.