sábado, 15 de janeiro de 2011

Mulheres com síndrome do ovário policístico podem ser mais vulneráveis ao BPA

Um estudo recente aceito para publicação (março de 2011) no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM) encontrou altos níveis de BPA em mulheres com síndrome do ovario policístico quando comparado ao grupo controle. Além disso, os pesquisadores encontraram uma associação significativa entre hormônios sexuais masculinos e BPA nessas mulheres sugerindo um potencial papel do BPA na disfunção ovariana

O BPA é um composto industrial muito comum em embalagens de alimentos e bebidas e materiais dentários.

A SOP é o distúrbio mais comum do sistema endócrino nas mulheres em idade fértil, sendo caracterizado pela secreção excessiva de andrógenos (hormônios com ação masculinizante). A síndrome aumenta o risco de obesidade, diabetes tipo 2, infertilidade e doenças cardíacas.

"Nossa pesquisa mostrou que o BPA pode ser mais prejudicial às mulheres que já apresentam desequilíbrios hormonais e alterações relacionadas à fertilidade, como os encontrados na SOP", disse Evanthia Diamanti-Kandarakis, MD, PhD, co-autor do estudo e professor da Universidade da Escola Médica de Atenas, na Grécia. "Essas mulheres devem estar alertadas para os riscos potenciais do BPA, evitando o consumo diário de alimentos ou bebidas armazenadas em recipientes de plástico"

No estudo os pesquisadores dividiram 71 mulheres com SOP e 100 indivíduos saudáveis (grupo controle) em subgrupos de acordo com a idade e composição corporal. Os níveis sangüíneos de BPAeram cerca de 60% maior nas mulheres magras com SOP e 30 por cento maior em mulheres obesas com SOP quando comparados aos controles. Além disso,  assim como os níveis de BPA mostraram-se altos, também foram detectados altas concentrações de testosterona e androstenediona.

A secreção excessiva de adrogênios, como é vista na SOP, interfere na detoxificação do BPA pelo fígado, levando ao acúmulo de BPA no sangue" disse Diamanti-Kandarakis." O BPA também afeta o metabolismo do andrógeno, criando um círculo vicioso entre andrógenos e BPA"

FONTE: http://www.healthcanal.com/female-reproductive/13756-Women-with-polycystic-ovary-syndrome-may-more-vulnerable-BPA.html

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.