sábado, 15 de janeiro de 2011

Danos genéticos são causados logo após inalação de fumo, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos EUA, dizem ter descoberto que a fumaça do cigarro começa a causar danos genéticos minutos após a inalação das substâncias tóxicas.

Os cientistas apontam que o câncer de pulmão mata cerca de 3 mil pessoas por dia, e grande parte dessas vidas se perdem por causa do cigarro. O fumo também está ligado a outros 18 tipos de câncer.

Evidências científicas mostram que substâncias danosas presentes no tabaco, os chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs), são um dos culpados pelo câncer de pulmão. Até agora, contudo, os cientistas não haviam detalhado como os HAPs causavam estragos no DNA humano.

Na experiência, os cientistas acompanharam o caminho da substância fenantreno (um tipo de HAP) em 12 voluntários fumantes. Eles descobriram que esse hidrocarboneto rapidamente forma uma substância tóxica no sangue, que estraga o DNA das células, causando mutações que podem causar câncer.

Os fumantes desenvolveram níveis máximos dessa substância em um tempo que surpreendeu os pesquisadores: entre 15 a 30 minutos aos a inalação da fumaça. Segundo os cientistas, é um efeito tão rápido que equivale a injetar a substância tóxica diretamente na corrente sanguínea.

“Os resultados reportados servem como um aviso severo a quem está considerando começar a fumar”, indicam os pesquisadores no estudo, divulgado na publicação científica “Chemical Research in Toxicology”.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/01/danos-geneticos-sao-causados-logo-apos-inalacao-de-fumo-diz-estudo.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

2 comentários:

mariizinhaa disse...

akii por algum acaso vs consem responder uma pergunta??
quais sao os prejuizos causados por uma alimentaçao rica em gluten e gorduras trans?

Unknown disse...

o Kefir é contraindicado para quem tem esteatose hepática e hepatite autoimune por conter algum teor alçóolico?

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.