terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Consumo de frutas e vegetais está associado com menores taxas de câncer de pulmão

Tava relendo alguns artigos que baixei ano passado e tem um bastante interessante sobre alimentação e risco de câncer de pulmão.  É um artigo que foi publicado numa renomada revista de oncologia a Cancer Epidemiol Biomarkers Prev. O artigo me faz lembrar uma frase que um professor disse há um tempo: "Nenhuma vitamina sintética supera a natural, nenhuma cápsula substitui de forma eficiente uma alimentação saudável e bons hábitos de vida".

Consumo de frutas e vegetais está associado com menores taxas de câncer de pulmão
Fundamentos:  Nós investigamos se um consumo variado de vegetais e frutas é associado com risco mais baixo de câncer de pulmão no European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition study.

Métodos: Após um seguimento médio de 8,7 anos, 1.613 dos 452.187 participantes com informação incompleta foram diagnosticados com câncer de pulmão. Escores de diversidade de dieta foram usados para quantificar a variedade no consumo de frutas e vegetais. Modelos de riscos multivariáveis e proporcionais foram usados para descrever as associações entre DDS e risco de câncer de pulmão. Todos os modelos foram ajustados para fumo e para o consumo total de frutas e vegetais.

Resultados:  Com aumento na variedade em subgrupos de vegetais o risco de câncer de pulmão diminui [hazard ratios (HR), 0,77; 95% intervalo de confiança (CI), 0,64-0,94 mais alto versus o mais baixo quartil; P = 0,02]. Essa associação inversa é restrita a fumantes (HR, 0,73; 95% CI, 0,57-0,93 mais alto versus o mais baixo quartil; P = 0,03). Em análises contínuas em fumantes os menores riscos foram observados em carcinomas de células escamosas com mais variedades em frutas e vegetais combinados (HR/dois produtos, 0,88; 95% IC, 0,82-0,95), subgrupos vegetais (HR/subgrupo, 0,88; 95% CI, 0,79-0,97), produtos vegetais (HR/dois produtos, 0,87; 95% CI, 0,79-0,96), e frutas (HR/dois produtos, 0,84; 95% CI, 0,72-0,97).

Conclusão: Variedade no consumo de vegetais foi inversamente associado com risco de câncer de pulmão entre fumantes. O risco de carcinomas de células escamosas foi reduzido com o aumento da variedade no consume de frutas e/ou vegetais, que foi incentivada principalmente pelo efeito em fumantes.

Impacto: Independentemente da quantidade do consumo, a variedade no consumo de frutas e vegetais pode diminuir o risco de câncer de pulmão.


Artigo: Variety in fruit and vegetable consumption and the risk of lung cancer in the European prospective investigation into cancer and nutrition.
Autores: Büchner FL, et al.
Periódico: Cancer Epidemiol Biomarkers Prev.
Data: Setembro/2010

Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20807832

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.