sexta-feira, 10 de março de 2023

Sinais de deficiência de nutrientes

 

Vários nutrientes são considerados essenciais para o bom funcionamento do organismo e a maioria pode ser obtido através de uma alimentação equilibrada/diversificada. Por meio de trabalhos publicados ao longo dos anos, nas diversas áreas de Ciências da Saúde, hoje sabemos bem as recomendações mínimas diárias de cada um desses nutrientes e os possíveis sinais clínicos das deficiências.

Portanto, veja 3 dos possíveis sinais que PODEM estar associados a déficits nutricionais:

🔹1- Alteração em fâneros: mudanças anormais em cabelos, pêlos e unhas. Isso inclui a queda capilar e lentidão no crescimento, além do normal e, também, unhas com crescimento lentificado e/ou quebradiças;

🔹2- Cansaço e indisposição para realizar as atividades do dia a dia: déficits de ferro e vitaminas do complexo B podem estar associados a esse sinal;

🔹3- Sinais de parestesia (formigamento/dormência em partes do corpo) e alterações cognitivas: a deficiência de vitaminas do complexo B, especialmente a B12 e B9, podem causar tais sintomas.

Vários outros sinais são comuns na deficiência nutricional, sendo necessário uma avaliação completa. E lembre-se: muitos desses sintomas podem apresentar várias outras causas, motivo pelo qual é importante o acompanhamento interdisciplinar!

Autor: Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição.
Dra. Edite Melo Magalhães - Médica especialista em Clínica médica - CRM-PE 23994 - RQE 9351 
Dr. Leandro Houat - Médico especialista em Medicina de família e comunidade - CRM-SC 27920 - RQE 20548 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.