sexta-feira, 10 de março de 2023

Dia mundial de combate ao sedentarismo: O exercício mantém as marcas da saúde



O exercício mantém as marcas da saúde

Destaques
  •  O exercício regular confere múltiplos benefícios à saúde e melhor sobrevida.
  • O exercício regular de intensidade moderada sustenta as principais características da saúde.
  • Os benefícios do exercício para a saúde residem na notável adaptação integrativa de múltiplos tecidos e órgãos.
  • O exercício aparece como uma estratégia protetora para manter a saúde em resposta ao estresse.
  •  exercício regular é considerado uma polipílula não farmacológica para pacientes com determinadas comorbidades.
Abstrato

O exercício é conhecido há muito tempo por seu papel ativo na melhoria da aptidão física e na manutenção da saúde.

O exercício regular de intensidade moderada melhora todos os aspectos da saúde humana e é amplamente aceito como uma estratégia preventiva e terapêutica para várias doenças.

Está bem documentado que o exercício mantém e restaura a homeostase nos níveis do organismo, tecido, celular e molecular para estimular adaptações fisiológicas positivas que, consequentemente, protegem contra várias condições patológicas.

Aqui, resumimos principalmente como o exercício de intensidade moderada afeta as principais características da saúde, incluindo a integridade das barreiras, contenção de perturbações locais, reciclagem e rotatividade, integração de circuitos, oscilações rítmicas, resiliência homeostática, regulação hormética, bem como reparo e regeneração.

Além disso, resumimos a compreensão atual dos mecanismos responsáveis ​​por adaptações benéficas em resposta ao exercício.





Esta revisão teve como objetivo fornecer um resumo abrangente dos mecanismos biológicos vitais por meio dos quais o exercício de intensidade moderada mantém a saúde e abre uma janela para sua aplicação em outras intervenções de saúde.  

Esperamos que a continuação da investigação neste campo aumente ainda mais nossa compreensão dos processos envolvidos no papel positivo do exercício de intensidade moderada e, assim, nos aproxime da identificação de novas terapêuticas que melhorem a qualidade de vida.

1. Introdução

Embora a modernização tenha contribuído para aumentar a longevidade da população, também testemunhou um aumento contínuo de doenças não transmissíveis, como obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, câncer, etc. pois levam a mais de 80% das mortes em certos países.

A prevalência de doenças não transmissíveis pode ser, pelo menos em parte, atribuída à atividade ou exercício físico insuficiente.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, em 2016, mais de um quarto dos adultos em todo o mundo eram fisicamente inativos.

A pandemia mundial de inatividade física deve ser uma prioridade de saúde pública.

É bem conhecido que um estilo de vida saudável está associado a um risco significativamente menor de mortalidade total e a uma maior expectativa de vida.

Juntamente com um padrão alimentar saudável e adequado, o exercício representa uma estratégia promissora para reduzir o risco de doenças metabólicas e inflamatórias crônicas, como os relacionados à obesidade.

Em geral, a atividade física é definida como qualquer movimento que requer energia, como caminhar, trabalho manual ou doméstico.

Por outro lado, o exercício refere-se a uma rotina de atividade física que é planejada e estruturada com o objetivo de melhorar a aptidão física.

Nesta revisão, usamos o termo “exercício regular” para se referir ao exercício regular de intensidade moderada <70%  consumo máximo de oxigênio (VO2máx).

Tem sido fortemente recomendado que crianças e adultos limitem a quantidade de tempo sedentário, que está associado a resultados adversos à saúde, incluindo mortalidade por todas as causas e incidência de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2.  

Substituir o comportamento sedentário por atividade física de qualquer intensidade (incluindo intensidade leve) é benéfico para a saúde.

Para benefícios substanciais à saúde, a Organização Mundial da Saúde recomenda que os adultos realizem pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou 75 a 150 minutos de intensidade vigorosa durante a semana, ou uma combinação equivalente de intensidade moderada e intensidade vigorosa de atividade física aeróbica.

Recomenda-se que os adultos aumentem a atividade física aeróbica de intensidade moderada para mais de 300 min, ou realizem mais de 150 min de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa durante a semana ou uma combinação equivalente de intensidade moderada e atividade física aeróbica de intensidade vigorosa para benefícios adicionais à saúde.

Os adultos também são recomendados a fazer atividades de fortalecimento muscular que envolvam todos os principais grupos musculares por 2 ou mais dias por semana em intensidade moderada ou maior.

Além das atividades aeróbicas, recomenda-se que adultos com 65 anos ou mais façam atividades físicas multicomponentes que inclui equilíbrio funcional e treinamento de força em intensidade moderada ou superior por pelo menos 3 dias por semana.

Há evidências mostrando que 30 equivalentes metabólicos-h de pré-gravidez estão associados a uma redução de 12% no risco relativo de diabetes mellitus gestacional, e 7 h de atividade física por semana antes e durante a gravidez estão associados a uma redução de 30% e redução de risco de 37%, respectivamente.

Além disso, 500 equivalentes metabólicos-min/semana de atividade física aeróbica, o que equivale a 150 min de intensidade moderada ou 75 min de atividade física de intensidade vigorosa semanalmente, levou a um aumento de 14% de redução do risco de mortalidade por todas as causas em pacientes com doença cardiovascular e 7% de redução do risco em adultos saudáveis.

E crianças e adolescentes de 5 a 17 anos realizaram uma média de 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa por dia, que foi associado a múltiplos resultados benéficos para a saúde, incluindo aptidão cardiorrespiratória, aptidão muscular, saúde óssea e saúde cardiometabólica.

Um grande corpo de estudos apóia a noção de que o exercício regular desempenha um papel importante na redução do risco de doença cardiovascular e melhora os resultados de saúde de pacientes com várias outras patologias, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral, envelhecimento  sarcopenia relacionada e alguns tipos de câncer.

Os estudos epidemiológicos relatam que um nível mais alto de atividade física está associado a um menor risco de mortalidade em indivíduos com ou sem doença cardiovascular, mas os benefícios da atividade física em relação à mortalidade parecem ser maiores em pessoas com doença cardiovascular em comparação com aquelas sem doença cardiovascular.

Além disso, a atividade física regular ou o exercício estão associados a um risco reduzido de resultados adversos à saúde em geral (por exemplo, níveis de incapacidade, mortalidade) e a uma melhor sobrevida.




O exercício pode reverter parcialmente as condições crônicas e multimorbidade relacionadas à baixa atividade física e pode ser empregado como uma abordagem preventiva para melhorar a qualidade de vida.

Além disso, maiores quantidades e intensidades mais altas de atividade física, bem como tipos distintos de atividade física (por exemplo, atividades aeróbicas, musculares e de fortalecimento ósseo), estão associados a múltiplos resultados benéficos para a saúde (por exemplo, aptidão cardiorrespiratória, aptidão muscular, saúde óssea  e saúde cardiometabólica) para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.

Tipos regulares de exercícios de intensidade moderada, como força, resistência, equilíbrio, flexibilidade e coordenação, beneficiam todos os aspectos da saúde humana e são amplamente aceitos como uma estratégia terapêutica e preventiva para várias doenças, incluindo doenças cardiovasculares (por exemplo, cardiomiopatia, cardiomiopatia  lesão de isquemia/reperfusão, insuficiência cardíaca), doenças metabólicas (por exemplo, hiperlipidemia, síndrome metabólica, diabetes tipo 2), doenças neurológicas (por exemplo, doença de Parkinson, esclerose múltipla) e doenças pulmonares, etc. 

No entanto, se o exercício físico reduzir um nível mínimo de intensidade, não são esperadas alterações significativas na homeostase corporal.

Em indivíduos não treinados, episódios súbitos de exercícios de intensidade vigorosa podem levar a eventos cardiovasculares adversos e exercícios intensos prolongados podem aumentar a incidência de infarto.

Portanto, a intensidade e o modo de exercício são de importância crítica para produzir efeitos positivos na saúde.

A biologia do exercício é complexa e envolve respostas adaptativas em múltiplos sistemas de órgãos.

O movimento e a atividade física são uma vantagem evolucionária de sobrevivência que transforma o músculo esquelético em um modulador sistêmico para atender à demanda de energia.

O exercício é uma atividade dinâmica que demanda energia que não envolve apenas os sistemas cardiovascular, respiratório e musculoesquelético, mas também afeta os sistemas imunológico e endócrino  sistemas.

Apesar da ampla investigação sobre a eficácia do exercício, os mecanismos subjacentes de seus benefícios permanecem indefinidos.

Embora alguns artigos tenham resumido as respostas psicossociais e biológicas ao exercício, a maioria deles se concentra em doenças ou sistemas de órgãos específicos.  

Até onde sabemos, poucos estudos relatam mudanças induzidas pelo exercício do ponto de vista da “organização” geral dos organismos, bem como dos mecanismos subjacentes.

Em um artigo recente, dois dos coautores deste estudo propuseram 8 características da saúde: integridade das barreiras, contenção de perturbações locais, reciclagem e rotatividade, integração de circuitos, oscilações rítmicas, resiliência homeostática, regulação hormética, bem como reparação  e regeneração.

Embora mais investigações sejam necessárias, uma grande quantidade de evidências indica que o exercício pode afetar a maioria dessas características (Fig. 1).



Esta revisão teve como objetivo fornecer um resumo abrangente das mudanças biológicas vitais pelas quais o exercício produz efeitos benéficos à saúde.

Além disso, esta revisão resume os mecanismos pelos quais as intervenções de exercícios são eficazes na prevenção de doenças, especificamente doenças relacionadas à idade (doença de Alzheimer, doença de Parkinson), diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares (cardiomiopatia, lesão por isquemia/reperfusão cardíaca e insuficiência cardíaca) e certos tipos de câncer (câncer de mama e colorretal).

“Compartilhar é se importar”
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde
By Alberto Dias Filho - Digital Opinion Leader
twitter: @albertodiasf instagram: diasfilhoalberto





0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.