segunda-feira, 6 de março de 2023

Como controlar melhor o diabetes? Por Rodrigo Lamonier - Nutricionista da Clínica Medicare

 


Ao contrário do que muitos acreditam, para o portador de diabetes controlar bem a sua glicemia ("açúcar no sangue"), ele NÃO precisa parar de comer carboidratos ou "evitar" tudo que sai da terra na sua dieta!

Além disso, as recomendações nutricionais para os portadores dessa doença são bem semelhantes às recomendações nutricionais para pessoas sem esse diagnóstico, mas que nesse caso precisam SIM serem seguidas à risca, para que não haja progressão do quadro.

Portanto, fica aqui 5 dicas para você controlar o diabetes:

-Não deixe de utilizar os medicamentos conforme a prescrição do Médico;

-Faça exercícios físicos com frequência, valorizando, principalmente, a musculação;

-Sempre que fizer uma refeição completa, associe todos os nutrientes (carboidratos + proteínas + gorduras), para evitar a rápida absorção do carboidrato e os picos na glicemia;

-Comece sua refeição pelas folhas, legumes e proteínas (faça o uso moderado de azeite, limão, vinagre). Deixar os carboidratos para o final pode melhorar um pouco a resposta na glicemia;

-Fracione suas refeições em no mínimo 4 ao dia, inserindo proteínas em todas. E lembre-se, fazer 6 refeições ao dia não significa melhor controle na glicemia. Cada caso deve ser adequado de forma bem individual.

Todos os pacientes com diagnóstico de pré-diabetes ou diabetes devem fazer o acompanhamento com um Nutricionista. Agende seu horário.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.