segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Afinal, açúcar ou adoçante?

Na verdade essa é uma resposta que deve ser bem individualizada e avaliada através de uma consulta. Porém, a melhor escolha dependerá de fatores relacionados ao quadro clínico/objetivos do paciente.

Por exemplo, pacientes de pós-bariátrica, com intolerância à glicose (pré-diabetes) ou diabetes (com consumo de alimentos/bebidas açucaradas ao longo do dia - café, por exemplo) ou então naqueles casos em que o consumo de açúcar diário represente uma quantidade significativa das calorias totais ingeridas, o adoçante é a melhor opção para se trabalhar a reeducação alimentar.

Já para pessoas saudáveis, que o consumo de açúcar não seja excessivo e/ou considerado um problema por questões clínicas, o açúcar poderá ser mantido dentro das recomendações (~25g/dia).

E com relação a preocupação a segurança em se consumir os adoçantes, não há estudos demonstrando riscos em humanos quando a quantidade ingerida seja dentro da faixa de segurança (que é bem elevada). Além disso, há opções mais "naturais" disponíveis no mercado, basta conversar com o nutricionista para saber a melhor opção para você.

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.