quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Vegetariano e com anemia, será que realmente precisa comer carne ?

A resposta é: NÃO!

Mesmo a carne sendo a melhor e mais biodisponível fonte de ferro, você NÃO é obrigado (a) a comer esse alimento caso não queira, seja qual for o motivo da sua escolha! O Médico e o Nutricionista que devem se adequar à escolha do paciente e não o contrário. 

Caso a anemia evidenciada seja mesmo a do tipo ferropriva (por déficit de ferro constatada através de exames laboratoriais), o correto é que procure um Médico Nutrólogo para a correção da anemia, através da suplementação de ferro e posteriormente o Nutrólogo te encaminhará para o nutricionista elaborar um plano alimentar com fontes de ferro.

Uma dica que sempre damos para os inúmeros vegetarianos que atendemos aqui na clínica, mantenha um bom aporte de leguminosas no cardápio. Então, aumente seu consumo de:

✅Grão-de-bico;
✅Feijão;
✅Ervilha;
✅Lentilha;
✅Soja;
✅Sementes e oleaginosas.

Para aumentar ainda mais a absorção do ferro de origem vegetal ("não heme"), deixe as leguminosas de remolho por pelo menos 12-16 horas e adicione frutas ou suco de frutas cítricas na refeição, por exemplo: limão, laranja, acerola. E evite consumir lácteos junto das grandes refeições pois o cálcio presente nos lácteos é um competidor do ferro. 

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.