sábado, 31 de dezembro de 2022

Como ficar irreconhecível em 2023? 8 passos

Há 12 anos, todo fim de ano deixo uma mensagem aqui. Geralmente faço uma reflexão sobre como foram os anos e o que desejo para vocês, fiéis seguidores/leitores/pacientes. Os últimos 3 anos foram difíceis e muitos de vocês tiveram a vida mudando da água pro vinho na pandemia.

É triste constatar que após 3 anos de pandemia, não vi as pessoas melhorarem. Na verdade, infelizmente, poucos realmente melhoraram de vida, sanaram sintomas. Infelizmente a demanda de pacientes cada vez mais doentes mudou. Isso é triste, muito triste. 

Então, em 2023 eu te desejo que você se torne irreconhecível ao longo de 12 meses. E o processo pode englobar alguns dos passos abaixo, talvez todos. Mas faça o que você der conta, sempre com o foco de estar melhor do que ontem.

Passo 1: Acordou, levantou? Então agradeça. Trabalhe a gratidão. Comece bem o dia, cultivando a gratidão. Torne a sua manhã melhor: espreguice, olhe o sol, respire, medite, faça orações/mantras/preces. Pratique algum exercício, pode ser um simples alongamento, mas movimente-se. Seu corpo agradece. Lembre-se: agradeça pelo fato de estar acordando em casa e não em um leito de UTI. 

Passo 2: A vida é movimento, então não lute contra o fluxo da vida. Adeque-se. Movimente-se, respeitando os limites do seu corpo. Se é sedentário, comece com pequenos passos e vá aumentando. Exercitar 01 dia pode parecer ineficaz, mas é melhor que o sedentarismo 7 dias na semana. Mexa-se com o propósito de movimentar a vida, não com o propósito de emagrecer. Ao longo dos anos percebi que isso não funciona em longo prazo. Mexa-se porque o seu corpo agradece. Permitir-se movimentar-se é um ato de auto-cuidado. Exercício é remédio e a ciência prova isso toda semana. Produz endorfina, melhora a produção de neurotransmissores, previne infartos, derrames, diabetes. 

Passo 3: Ingira pelo menos 30ml/kg/dia de água. Mas cuidado, se você tem doença renal crônica ou insuficiência cardíaca respeite o que o seu médico estipula. O mesmo vale para quem tem insuficiência hepática. Á água é o solvente universal e nosso corpo é composto 60% de água. Precisamos dela. 

Passo 4: Qualidade de sono é igual a qualidade de vida. Os estudos mostram que devemos dormir de 7e 7 a 8 horas por noite, para descansar seu cérebro e seu corpo. A privação de sono tem efeitos devastadores em longo prazo. 

Passo 5: Procure um nutrólogo e um nutricionista para verificar como estão os seus nutrientes. Adeque a sua alimentação, para ter mais saúde. Em 2023 valorize mais os alimentos que os suplementos. Suplementação excessiva está fora de moda, não é sustentável para o seu corpo e nem para o meio ambiente. Menos cápsulas, mais alimentos. Desembale menos e descasque mais. 

Passo 6: 365 olhando para o seu cocô. Cuide bem do seu intestino. Muitas doenças começam no intestino. 

Passo 7: Relações interpessoais tóxicas nos adoece. Então faça terapia para saber lidar com indivíduos tóxicos. As vezes a pessoa tóxica é você e portanto, também precisamos de terapia rs. Para de seguir perfis que despertam sensações ruins em você ou que não agregam em nada. Reduza a exposição a telas e exponha-se mais para a natureza, filhos, familiares, amigos. 

Passo 8: Baixe os meus e-books gratuitos de hábitos saudáveis de vida e rotina de autocuidados. Basta me solicitar no direct do instagram: @nutrologojoinville

Tente seguir esses 8 passos e acredito que você ficará irreconhecível em 2023. A grande maioria dos pacientes não fazem nem 1/5 disso. Então provavelmente você também não rs. Que tal mudar a programação em 2023?

Feliz 2023.

Dr. Frederico Lobo - Médico Nutrólogo
CRM-GO 13.192 | RQE 11.915 / CRM-SC 32.949 | RQE 22.416 


1 comentários:

Andrea Kalil disse...

Parece simples, quase banal, embora a gente saiba, nem sempre aplica… adorei o título, instiga a ler e ao ler refletimos… bora programar em vez de reclamar! Obrigada

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.