quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Dor de cabeça e alimentação: qual é a relação?

Muita gente não sabe, mas existe uma forte associação entre a alimentação e alguns tipos de cefaleias (dores de cabeça), em que determinados alimentos ou hábitos alimentares funcionam como um "gatilho" para início das crises ou como fator intensificador das dores. 

E essas crises de cefaleia podem estar relacionadas a múltiplos fatores, incluindo o excesso de peso, distúrbios gastrointestinais, depressão, ansiedade, intolerâncias e alergias alimentares, dentre outros.

No geral, as crises podem iniciar ou agravar com:

✅Restrição de carboidratos e/ou calorias da dieta de forma excessiva; e/ou jejum intermitente;

✅Consumo de queijos, chocolate, frutas cítricas, álcool, nozes, carnes processadas (embutidos), café (redução brusca do consumo ou ingestão excessiva), tomate, alimentos fermentados, temperos industrializados, adoçantes artificiais, sorvetes e vinho tinto.

Ou seja, vários alimentos podem favorecer ou agravar os episódios de cefaleia. Mas, isso não significa que você precise parar de consumir todos esses alimentos.

O ideal é procurar um nutricionista para iniciar estratégias de exclusão e exposição para descobrir quais são os possíveis alimentos problemáticos no SEU caso.

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.