segunda-feira, 7 de novembro de 2022

[Conteúdo exclusivo para médicos e nutricionistas] - Associação do consumo materno de cafeína durante a gravidez com o crescimento infantil

Pergunta: O consumo materno de cafeína está associado ao crescimento infantil e tais associações estão presentes em grupos de baixo consumo?

Achados 

Neste estudo de coorte, nas idades de 4 a 8 anos, os filhos de mulheres com baixa dosagem de cafeína e paraxantina durante a gravidez eram mais baixos do que os filhos de mulheres que não consumiram cafeína durante a gravidez, com diferenças crescentes de altura em uma coorte histórica até os 8 anos de idade.

Não houve padrões claros de alterações de peso ou índice de massa corporal.

Significado 

Embora as implicações clínicas não sejam claras para diferenças observadas relativamente pequenas, esses achados sugerem que pequenas quantidades de consumo materno diário de cafeína estão associadas a uma estatura mais baixa em seus filhos que persistem na infância.

Abstrato

Importância 

O maior consumo de cafeína na gravidez está associado à redução do tamanho do nascimento, mas as possíveis associações com o crescimento infantil não são claras.

Objetivo Avaliar as associações das medidas de cafeína e paraxantina na gravidez com o crescimento infantil em uma coorte contemporânea com baixo consumo de cafeína e uma coorte histórica com alto consumo de cafeína.

Concepção, Cenário e Participantes 

A coorte de Influências Ambientais nos Resultados de Saúde Infantil do Instituto Nacional de Estudos de Crescimento Fetal de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (ECHO-FGS; 10 locais, 2009-2013) foi uma coorte de gravidez com 1 criança medida entre as idades de 4  e 8 anos (seguimento em 2017-2019).  O Collaborative Perinatal Project (CPP) foi uma coorte de gravidez (12 locais, 1959-1965) com acompanhamento da criança por 8 anos (1960-1974). A atual análise secundária foi realizada em 2021 e 2022.

Exposições Concentrações de cafeína e seu metabólito primário, paraxantina, foram quantificadas a partir de plasma (ECHO-FGS) e soro (CPP) coletados no primeiro trimestre. Os pontos de corte para as análises foram definidos por quartis no ECHO-FGS e quintis no CPP.

Principais resultados e medidas 

Escores z de Child para índice de massa corporal, peso e altura foram avaliados, bem como índice de massa gorda e porcentagem e risco de obesidade medidos em 1 momento entre 4 e 8 anos de idade no ECHO-FGS.  Em uma análise secundária da coorte CPP, foram avaliados os escores z da criança e o risco de obesidade longitudinalmente até a idade de 8 anos.

Resultados No ECHO-FGS (ingestão mediana de cafeína <50 mg/d), 788 crianças (média [DP] idade, 6,8 [1,0] anos; 411 meninos [52,2%]) de mulheres no quarto vs primeiro quartil de concentrações plasmáticas de cafeína  apresentaram escores z de altura mais baixos (β = −0,21; IC 95%, −0,41 a −0,02), mas diferenças nos escores z de peso foram observadas apenas no terceiro quartil (β = −0,27; IC 95%, −0,47 a −0,07).  No CPP, começando aos 4 anos de idade, 1.622 crianças (805 meninos [49,7%]) de mulheres no grupo do quintil de cafeína mais alto tiveram escores z de altura mais baixos do que seus pares do grupo mais baixo, com a diferença aumentando a cada ano sucessivo de idade  (β = −0,16 [IC 95%, −0,31 a −0,01] em 4 anos; β = −0,37 [IC 95%, −0,57 a −0,16] em 8 anos).

Houve ligeiras reduções de peso nas idades de 5 a 8 anos para crianças no terceiro versus primeiro quintil de cafeína (β = −0,16 a −0,22).  Os resultados foram consistentes para as concentrações de paraxantina em ambas as coortes.

Conclusões e Relevância 

A exposição intrauterina a níveis crescentes de cafeína e paraxantina, mesmo em baixas quantidades, foi associada à menor estatura na primeira infância. A implicação clínica das reduções de altura e peso não é clara; no entanto, as reduções foram aparentes mesmo com níveis de consumo de cafeína abaixo das diretrizes clinicamente recomendadas de menos de 200 mg por dia.

“Compartilhar é se importar”
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde
By Alberto Dias Filho - Digital Opinion Leader
twitter: @albertodiasf instagram: diasfilhoalberto

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.