quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Fomos desenhados para ficar sentados?

Mesmo quando as pessoas sabem que o exercício é desejável e planejam funcionar, sinais elétricos dentro de seus cérebros podem estar estimulando-os a serem sedentários.

Nós nascemos para sermos fisicamente preguiçosos?

Um novo estudo neurológico sofisticado, embora desconcertante, sugere que provavelmente somos.
O estudo descobriu que, mesmo quando as pessoas sabem que o exercício é desejável e planejam funcionar, certos sinais elétricos dentro de seus cérebros podem estar estimulando-os a serem sedentários.

Os autores do estudo esperam, no entanto, que aprender como nossas mentes podem minar nossas intenções de exercício possa nos dar uma motivação renovada para nos movimentarmos.
Fisiologistas do exercício, psicólogos e praticantes têm sido desconcertados pela diferença entre os planos e os desejos das pessoas de serem fisicamente ativos e seu comportamento real, o que geralmente envolve fazer o oposto.

Poucos de nós exercitam-se regularmente, embora saibamos que isso é importante para a saúde e o bem-estar.

Normalmente, culpamos a falta de tempo, instalações ou habilidade.

Mas, recentemente, um grupo internacional de pesquisadores começou a se perguntar se parte da causa poderia estar mais profunda, na forma como pensamos.
Para uma revisão anterior, esses cientistas haviam examinado pesquisas anteriores sobre atitudes e comportamentos de exercício e descobriram que grande parte deles mostrava que as pessoas sinceramente desejavam ser ativas.

Em estudos baseados em computador, por exemplo, eles direcionam sua atenção para imagens de atividade física e afastam-se de imagens relacionadas a sentar e a uma languidez semelhante.
Mas, como os cientistas sabiam, poucas pessoas seguiam seus objetivos de serem ativos.
Então, talvez, os cientistas pensassem, algo estava acontecendo dentro de seus crânios que amortecia seu entusiasmo pelo exercício.

Para descobrir, eles recrutaram 29 homens e mulheres jovens saudáveis.

Todos os voluntários disseram aos cientistas que eles queriam ser fisicamente ativos, embora apenas alguns deles fossem regularmente.

Os pesquisadores adaptaram cada um de seus voluntários com uma tampa contendo vários eletrodos que leram e registraram a atividade elétrica do cérebro.

Então eles fizeram os homens e mulheres completarem um elaborado teste de computador projetado para sondar como eles se sentiam sobre o exercício.

No teste, os voluntários receberam um avatar com a forma de um boneco.

Seu avatar, que eles podiam controlar pressionando teclas, podia interagir na tela com outras imagens individuais relacionadas a ser ativo ou fisicamente inerte.

Por exemplo, uma imagem de uma figura caminhando ou pedalando pode aparecer, representando a atividade, seguida quase instantaneamente por uma representação de uma figura diferente reclinada em um sofá ou em uma rede.

Em partes alternadas do teste, os voluntários foram instruídos a mover seus avatares o mais rápido possível em direção às imagens ativas e longe dos sedentários, e vice-versa.

Esse teste é conhecido como uma “tarefa de evitar abordagem” e é considerado um indicador confiável de como as pessoas se sentem conscientemente sobre o que é mostrado na tela.

Se as pessoas respondem com mais avidez a um tipo de imagem, movendo seus avatares para ela mais rapidamente do que as afastam de outros tipos de imagens, presumivelmente elas são atraídas para esse assunto.

E os voluntários neste estudo foram quase uniformemente mais rápidos em se mover em direção às imagens ativas do que os sedentários e mais devagar para evitar essas mesmas figuras ativas.
Todos eles conscientemente preferiram as figuras que estavam em movimento.
Mas em um nível inconsciente, seus cérebros não pareciam concordar.

De acordo com as leituras da atividade cerebral elétrica, os voluntários tiveram que empregar muito mais recursos cerebrais para se moverem em direção a imagens fisicamente ativas do que as sedentárias, especialmente em partes do cérebro relacionadas a ações inibitórias.

A atividade cerebral era muito mais leve quando as pessoas se moviam em direção a sofás e redes, sugerindo que, no que dizia respeito ao cérebro, aquelas imagens o chamavam mais fortemente do que as imagens de ciclismo e escalada de montanhas, o que quer que as pessoas se dissessem conscientemente.

"Para mim, essas descobertas parecem indicar que nossos cérebros são naturalmente atraídos por sedentarismo", diz Matthieu Boisgontier, pesquisador de pós-doutorado da Universidade de British Columbia, em Vancouver, Canadá, que liderou o estudo em conjunto com Boris Cheval no Universidade de Genebra, na Suíça.

Os resultados fazem sentido do ponto de vista evolutivo, diz o Dr. Boisgontier.

"Conservar energia era necessária" para nós como uma espécie em nossos primeiros dias, diz ele.
Quanto menos calorias os humanos atávicos queimaram, menos eles tiveram que substituir no momento em que os alimentos não estavam prontamente disponíveis.

Então, sentar-se tranquilamente foi uma estratégia de sobrevivência útil e pode ter construído uma predileção por ser sedentário na arquitetura de nossos cérebros, diz ele.

As pessoas que relutam em se exercitar "talvez devessem saber que não são apenas elas", diz ele. Os seres humanos podem ter um viés natural em relação à inatividade.

Mas também podemos conscientemente escolher nos mover, ele diz, apesar do que nossos cérebros possam pensar.


“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho


Tradução de Dr. Alberto Dias Filho - Médico endocrinologista

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.