sábado, 9 de janeiro de 2016

Os lipídios armazenados combatem as tentativas do corpo de baixar de peso

Quanto mais obesa é uma pessoa, mais seu corpo parece produzir uma proteína que inibe sua capacidade para queimar gordura, sugere uma nova pesquisa publicada na revista Nature Communications. Os achados podem ter implicações no tratamento da obesidade e outras doenças metabólicas.

A maior parte dos adipócitos no corpo atuam armazenando o excesso de energia e liberando-o quando é necessário mas alguns tipos de adipócitos, conhecidos como os adipócitos pardos, funcionam principalmente para um processo conhecido como termogênese, que gera calor para nos manter mornos. No entanto, uma equipe internacional de investigadores do Instituto de Ciências Metabólicas do Wellcome Trust - Medical Research Council na Universidade de Cambridge, Reino Unido, e da Universidade de Toho, no Japão, demonstraram que uma proteína presente no corpo, conhecida como sLR11, suprime este processo.

Os investigadores estudaram por que os ratos que careciam do gene para a produção desta proteína eram muito mais resistentes ao aumento de peso. Todos os ratos  ― e de fato, os seres humanos ― incrementam ligeiramente sua taxa metabólica quando passam de uma dieta mais baixa em calorias a uma dieta mais rica em calorias, mas os ratos que carecem do gene responderam com um incremento muito mais considerável, o que significa que podiam queimar calorias com mais rapidez.

Outros estudos revelaram que nestes ratos os genes normalmente associados ao tecido adiposo pardo se mostravam mais ativos no tecido adiposo branco (que normalmente armazena lipídios para a liberação de energia). Em congruência com esta observação, os próprios ratos estavam de fato mais termogênicos e tinham um maior consumo de energia, sobretudo depois da alimentação com uma dieta rica em matéria gorda.

Os investigadores puderam demonstrar que sLR11 se une a receptores específicos nos adipócitos  ― na mesma forma que uma chave encaixa em uma fechadura ―  para inibir sua capacidade de ativar a termogênese. De fato, sLR11 atua como um sinal incrementando a eficiência dos lipídios para armazenar energia e evita a perda excessiva de energia através de uma termogênese não restringida.

Quando os investigadores analisaram as concentrações de sLR11 em seres humanos, descobriram que as concentrações da proteína circulante no sangue se correlacionavam com a massa adiposa total; em outras palavras, quanto mais elevadas eram as concentrações da proteína, maior era a massa adiposa total. Além disso, quando os pacientes obesos se submeteram a operações bariátricas, seu grau de perda de peso pós-operatória foi diretamente proporcional à redução em suas concentrações de sLR11, o que indica que sLR11 é produzida pelos adipócitos.

Em seu estudo, os autores indicam que sLR11 ajuda os adipócitos a resistir a queimar muita gordura durante "picos" ("Spikes") em outros sinais metabólicos subsequentes a comidas consideráveis ou a reduções breves da temperatura. Isto, por sua vez, faz com que o tecido adiposo seja mais eficaz para armazenar energia durante longos períodos.

Existe um interesse crescente em controlar especificamente a termogênese com fármacos a fim de tratar a obesidade, o diabetes e outros transtornos relacionados como as cardiopatias. Isto se deve a que exerce um mecanismo para metabolizar o excesso de gordura de uma maneira relativamente inócua. Já foi identificada uma série de moléculas que podem incrementar a termogênese ou o número de adipócitos capazes de termogênese. Entretanto, até o presente foram identificadas muito poucas moléculas que possam diminuir a termogênese.

Estes achados esclarecem um dos mecanismos que utiliza o corpo para conservar a energia armazenada, em que as concentrações de sLR11 aumentam segundo a quantidade de líquidos armazenados e evitam que seja "desperdiçada" para a termogênese.

O Dr. Andrew Whittle, primeiro coautor, disse: "Nosso descobrimento ajuda a explicar por que para os indivíduos pré-obesos resulta incrivelmente difícil baixar de peso. Seus lipídios armazenados estão combatendo ativamente seus esforços para queimá-los em um nível molecular".

O professor Toni Vidal-Puig, quem dirigiu a equipe, adicionou: "Descobrimos um mecanismo importante que poderia ser manipulado especificamente não só para ajudar as pessoas a melhorar sua capacidade para queimar gordura, mas também para ajudar aquelas que têm transtornos nos que é importante economizar energia, como a anorexia nervosa".

Jeremy Pearson, Diretor Médico Associado da British Heart Foundation (BHF) ajudou a financiar a pesquisa, disse: "Esta pesquisa poderia estimular o desenvolvimento de novos fármacos que ajudem a reduzir a obesidade, ao bloquear a ação desta proteína, ou controlar a perda de peso ao reproduzir sua ação. Com base neste descobrimento promissor, esperamos os achados futuros do estudo realizado em Cambridge.

"No entanto, ainda está distante um medicamento eficaz para tratar a obesidade que controle sem risco a perda de peso. Enquanto isso, as pessoas poderão encontrar conselhos sobre formas saudáveis de baixar de peso e fortalecer um coração saudável na página Web da BHF: bhf.org.uk".

Referências: Andrew J. Whittle et al, Soluble LR11/SorLA represses thermogenesis in adipose tissue and correlates with BMI in humans. Nature Communications, 2015; 6: 8951 DOI: 10.1038/ncomms9951

Fonte: http://www.medcenter.com/contentnews.aspx?pageid=128787&esp_id=202&tax_id=596&langtype=1046&id=230168

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.