domingo, 26 de junho de 2011

“As dificuldades são os interesses das empresas e os lobbies”, diz deputado Alfredo Sirkis

Alfredo Sirkis, deputado autor de Projeto de Lei que proíbe o uso de bisfenol A no Brasil, acredita que informação e campanhas educativas são fundamentais para prevenir doenças associadas ao químico

Em busca de cortes nos custos e aumento nos lucros, há algumas décadas as empresas passaram a vender seus produtos em embalagens de plástico, latas de alumínio e outros materiais com a justificativa de que poderiam oferecer produtos mais baratos aos consumidores. Muitos anos depois, vários estudos científicos comprovaram que substâncias químicas, utilizadas na fabricação dessas embalagens economicamente eficientes, migram da embalagem para o conteúdo interno. Entre essas substâncias, uma das mais prejudiais é o bisfenol A (BPA), associado a doenças como câncer, infertilidade, aborto, obesidade e puberdade precoce.

Por conta disso, o BPA já é proibido no Canadá, na Costa Rica, na Malásia e em toda a União Europeia. Nos Estados Unidos, vários estados e cidades já proíbem o uso do químico em produtos infantis. Na China, o governo anunciou na semana passada que, além de o químico estar proibido na fabricação de mamadeiras, quem infringir a lei poderá ser condenado à pena de morte.

No Brasil o processo de proibição ainda está pouco adiantado, mas o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) quer agilizar o passo. Ele apresentou na Câmara dos Deputados, em janeiro de 2011, o Projeto de Lei nº 1197/2011, que proíbe a comercialização, em território nacional, de alimentos sólidos, bebidas e medicamentos embalados em material cuja composição química contenha bisfenol A, ftalatos e outras substâncias químicas prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. O Tao do Consumo entrevistou o deputado Sirkis.

Em que fase está o Projeto de Lei de vossa autoria que proíbe a venda de alimentos, bebidas e medicamentos que contêm bisfenol-A e outras substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente?
Está na fase inicial. Foi apresentado e agora vai às comissões.

Qual é a sua expectativa em relação à aprovação desse Projeto de Lei?
Espero que seja aprovado porque diz respeito à saúde da população como um todo. As dificuldades são os interesses das empresas que utilizam essa substância e os lobbies que dispõem tradicionalmente na Câmara.

A recente proibição do bisfenol-A na União Europeia pode ajudar na aprovação da lei no Brasil?
Em tese sim. Mostra que o problema é real e que os países mais avançados se preocupam com isso.

Por que deve existir uma lei que proíba a utilização de bisfenol-A na fabricação do plástico e no revestimento interno de latas de bebidas e alimentos?
Pelos estudos científicos que demonstram o risco potencial para a saúde e dentro do princípio da precaução.

Além da lei, o que mais é necessário para que a população brasileira não esteja mais exposta ao bisfenol-A?
Campanhas educativas que deveriam estar a cargo do Ministério da Saúde.

O que as empresas poderiam fazer antes mesmo da lei entrar em vigor para demonstrar que se preocupam com os consumidores?
Seria útil se a embalagem do produto informasse existência da substância, como se faz atualmente em relação à gordura trans, por exemplo.

O que o senhor faz no dia a dia para reduzir sua própria exposição ao bisfenol-A?
Estou examinando e pesquisando melhor os produtos que consumo.

Quais outros benefícios a sociedade pode obter ao adotar hábitos de consumo mais saudáveis?
Além de prevenir doenças através de um consumo mais saudável, reduziríamos a pressão sobre o sistema de saúde e possibilitaríamos um melhor atendimento a quem de fato viesse a precisar.

Por Fernanda Medeiros e Fabiana Dupont

Fonte: http://www.otaodoconsumo.com.br/voce-e-o-que-come-na-embalagem-que-consome/%ef%bb%bf%ef%bb%bf%ef%bb%bf%ef%bb%bf%ef%bb%bf%e2%80%9cas-dificuldades-sao-os-interesses-das-empresas-e-os-lobbies%e2%80%9d

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.