terça-feira, 18 de outubro de 2022

O potencial efeito da suplementação de vitamina D na síndrome do intestino irritável

Sem clareza na patogênese, os profissionais da saúde enfrentam dificuldades para o estabelecimento de terapias adequadas para o tratamento dos sintomas da síndrome do intestino irritável (SII). Essa condição é caracterizada por sintomas como dor, inchaço e hábitos intestinais alterados que afetam a qualidade de vida do paciente.

Para melhorar esse cenário de dúvidas, pesquisadores têm questionado uma possível relação da SII com a deficiência de vitamina D. Sabe-se que a vitamina D é importante no metabolismo de minerais, como cálcio e fósforo, mas também apresenta capacidade anti-inflamatória e imunomoduladora que são relevantes no quadro clínico da SII.

Vale lembrar que essa vitamina também participa da manutenção de superfícies mucosas, como a barreira mucosa intestinal, logo, a deficiência de vitamina D apresenta sintomas gastrointestinais que podem ser causados por danos na mucosa. Em uma revisão sistemática e meta-análise, pesquisadores decidiram avaliar o efeito da suplementação de vitamina D sobre a gravidade dos sintomas e a qualidade de vida dos pacientes com SII.

A partir de 6 ensaios controlados randomizados com duração de 1,5 a 6 meses, pesquisadores encontraram um total de 616 participantes que foram diagnosticados com SII através dos critérios de Roma III ou IV. Desse total, 310 pacientes receberam suplementação de vitamina D (de 2.000 UI a 50.000 UI) e 306 receberam placebo.

Analisando esses estudos, não foram encontradas diferenças significativas, entre o placebo e a vitamina D, nos sintomas da SII que foram mensurados por um questionário que avalia gravidade da dor abdominal, frequência de dor, distensão abdominal, insatisfação com os hábitos intestinais e interferência na vida em geral. Também não foram observadas diferenças entre as doses, altas (50.000 UI) ou baixas (abaixo de 50.000 UI).

Porém, além de melhorar o status de vitamina D dos pacientes que receberam suplementação, essa estratégia favoreceu escores mais positivos de qualidade de vida na síndrome do intestino irritável. Esse escore inclui itens como ansiedade, imagem corporal, preocupação com a saúde, recusa alimentar, entre outras questões.

Dessa forma, a revisão destaca que ainda é preciso investigar mais a relação da vitamina D com a síndrome do intestino irritável. Mas, os pesquisadores ressaltam que, devido às suas características imunomoduladoras, essa vitamina pode impactar na saúde do sistema gastrointestinal melhorando a inflamação e reestabelecendo a funcionalidade do intestino.

Fatores psicológicos, como ansiedade e depressão, também são relatados por alguns pacientes antes do início da SII e geralmente essas condições estão associadas à deficiência de vitamina D. Sabendo disso, os autores dessa revisão também comentam que a suplementação de vitamina D pode melhorar sintomas depressivos e, consequentemente, influenciar a etiologia e a melhoria da qualidade de vida na SII.


Referência: Abuelazm M, Muhammad S, Gamal M, Labieb F, Amin MA, Abdelazeem B, Brašić JR. The Effect of Vitamin D Supplementation on the Severity of Symptoms and the Quality of Life in Irritable Bowel Syndrome Patients: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Nutrients. 2022 Jun 24;14(13):2618. doi: 10.3390/nu14132618. PMID: 35807798; PMCID: PMC9268238.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.