quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Estratégias para reduzir o consumo excessivo de doces

A avidez excessiva por doces é uma queixa muito frequente no consultório, a qual merece muita atenção pelo potencial de dificultar o alcance de bons resultados em médio e longo prazo.

Mas como evitar comer doces em excesso?

Primeiramente, é preciso saber qual o fator que leva a essa seletividade alimentar por doces. Alguns exemplos são:
  • Paladar infantilizado, que foi construído e carregado durante toda a infância até a fase adulta;
  • Comum também por questões psicológicas/psiquiátricas (ansiedade, depressão, tristeza, estresse), em que o consumo dos doces se torna um comportamento de compensação e fonte de prazer (vias cerebrais serotoninérgicas e dopaminérgicas);
  • Pelo simples fato de se conviver em um ambiente obesogênico, em que há disponibilidade de grande quantidade desses alimentos (comprados por conta própria ou por terceiros);
  • Desenvolvimento de hábitos de "comer transtornado", os quais podem ocorrer na infância, adolescência ou fase adulta. É comum em casos em que há proibições extremas e de forma brusca do consumo determinados alimentos, o que favorece o consumo "escondido" e/ou medo de novas restrições futuras, levando a ingestão excessiva.
  • Então, para evitar comer doces em excesso você precisa trabalhar todos esses fatores anteriores (nutrição comportamental com acompanhamento psicológico) e não restringir bruscamente.

A redução gradativa do consumo é uma boa estratégia, logo, se você come uma barra de chocolate por dia, reduza para 75% da barra e continue diminuindo gradativamente até alcançar uma quantidade que seja compatível com suas necessidades.

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.