quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Curcumina oferece benefício adicional à intervenção no estilo de vida em pacientes com DHGNA?

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), sendo ela a mais comum das doenças hepáticas, tendo prevalência de 25,4% e com os números crescendo. 

A DHGNA engloba espectros de condições como acúmulo excessivo de gordura no fígado (triglicerídeos) que podem variar de esteatose a esteato-hepatite, cirrose, fibrose, podendo evoluir para um carcinoma hepatocelular (CHC) e está fortemente associada a doenças crônicas como o diabetes mellitus tipo 2, síndrome metabólica, obesidade e doenças cardiovasculares.

  Dado aos efeitos hipoglicemiantes e ateroscleróticos positivos obtidos com uso de curcumina em pacientes com diabetes do tipo 2, pesquisadores questionam se esse uso seria benéfico também em pacientes com DHGNA. Foi então, conduzido um estudo clínico randomizado, duplo-cego e controlado para avaliar se a suplementação de curcumina associada a modificação do estilo de vida teria efeitos benéficos nestes pacientes

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.