quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Suplementar vitamina C, preciso ?

A suplementação de vitamina C efervescente, sem orientação profissional, é algo extremamente comum entre os novos pacientes no consultório. E as justificativas mais frequentes para esse uso são: melhora da imunidade, pele, cabelo e unhas, acelerar a recuperação de gripes e resfriados, dentre outros.

Mas, será que é mesmo necessário suplementar vitamina C?

Para pessoas saudáveis, NORMALMENTE, a resposta é: NÃO!

Alcançar as recomendações diárias de vitamina C é algo MUITO fácil, basta ingerir entre 2-3 frutas por dia e adicionar um limãozinho na salada ingerida nas grandes refeições. Com esse simples hábito seu corpo terá vitamina C disponível para realizar todas as reações essenciais do organismo em que esse nutriente participa (lembrando que em pessoas saudáveis).

Além disso, caso o paciente exagere na ingestão de vitamina C através da suplementação, poderá haver uma alteração no metabolismo do oxalato de cálcio com consequente acúmulo nos rins, resultando em pedras (litíase renal - pedra nos rins). 

E mesmo que haja algum benefício com a suplementação em alguns casos, é preciso orientação profissional nas doses, já que há limites máximos que nosso corpo absorve de vitamina C por vez. Doses acima de 300mg não são absorvidas geralmente. 

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.