domingo, 18 de setembro de 2022

Pastéis de carne (Airfryer)


1 grama de gordura fornece 9 calorias. Ou seja, é por isso que alimentos feitos em imersão no óleo são bem mais calóricos que as versões assadas ou na airfryer. 

Antes que venham me criticar pelo uso de Airfryer, ainda não temos estudos robustos mostrando malefício do uso do aparelho. Os alimentos são preparados, como o próprio nome do aparelho diz, por uma circulação muito quente de ar, a circulação e a alta temperatura do ar permitem que o alimento cozinhe muito rapidamente. Os alimentos são cozidos ao extremo, por isso mudam de cor, formam uma crosta seca e ficam crocantes.

Qual o problema da airfryer então ? Postula-se que seja decorrente da formação de AGEs. Na verdade, independente se for na AirFryer ou no forno, os alimentos sofrem um grande processo de glicação, formando produtos tóxicos como AGEs (Advanced Glycation End- Products) e acrilamina, que são substâncias relacionadas ao desenvolvimento de doenças como as cardiovasculares, renais, diabetes, câncer. Mas há formas de se reduzir os AGEs, como acrescentar após a preparação, alimentos ricos em antioxidantes, como frutas cítricas, oleaginosas, vegetais, especiarias, temperos.

E os pasteis feitos na airfryer por não levarem óleo, são bem menos calóricos que a versão frita. 

É importante salientar, que toda vez que fazemos alguma receita na Airfryer é natural compararmos o resultado com o método tradicional de fritura por imersão em óleo. O fato é que dá pra deixar as preparações mais saudáveis sem abrir mão do sabor e eu vou te contar alguns segredos.
.
Receita:
✔️Para o recheio usei o que já tinha pronto em casa, carne moída refogada com alho e cebola e molho de tomate;
✔️Para os pasteis ficarem sequinhos é preciso usar a massa de tamanho pequeno, assim inflam mais facilmente;
✔️Coloco um pouquinho de recheio e um pedaço pequeno de queijo fresco no centro da massa;
✔️Passo um pouco de água em toda borda da massa e viro formando uma meia lua:
✔️Aperto com um garfo para fechar bem;
✔️Pincelo azeite sobre a massa e levo para Airfryer por aproximadamente 08 minutos ou até ficarem dourados (viro eles na metade do tempo);
✔️Além do tamanho da massa, outra dica importante é colocar os pasteis de pouco a pouco na Airfryer (no máximo 05 unidades).
✔️Dá para variar o recheio colocando frango refogado desfiado, só queijo, tomate, lagarto desfiado...

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.