quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Você sabe diferenciar fome de vontade de comer ?

No processo de reeducação alimentar e emagrecimento é MUITO importante que você saiba diferenciar a fome fisiológica da "vontade de comer" (sim, são diferentes). 

Com a melhora gradativa da qualidade e dos hábitos alimentares, principalmente associada à restrição programada de calorias, há várias respostas adaptativas do organismo que podem dificultar todo esse processo, o que inclui a redução do gasto calórico total diário e o aumento do apetite.

E é nessa fase que você irá se conhecer melhor e começará a entender os sinais que o seu corpo dá! Por exemplo: a fome fisiológica não é seletiva por alimentos específicos (qualquer alimento que faça parte do seu hábito alimentar será bem recebido), ela é percebida do pescoço para baixo, aquela sensação de estômago vazio e/ou roncando e é normalmente perceptível após 3 ou 4 horas após uma refeição "completa".

Por outro lado, a "vontade de comer" é seletiva, como por exemplo: a "fome" por um doce, por uma massa específica, por uma fritura ou preparações de alta densidade energética e ultra-saborizadas. Normalmente a "vontade de comer" é uma sensação do "pescoço" para cima (mental), sendo mais comum em períodos de estresse, ansiedade e excesso de trabalho (trabalhei, então mereço).
.
O fato de você não perceber e/ou diferenciar sua fome da "vontade de comer" é mais um motivo pelo qual você deve procurar um Nutricionista! Há várias estratégias nutricionais que podem auxiliar na melhora da sua auto percepção.

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.