segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Libido baixa tem muito mais causas que apenas déficits hormonais


Hoje pela manhã o Dr. Bruno Halpern (médico endocrinologista, referência na área) fez uma postagem em seu instagram sobre Libido. E isso me lembrou do começo da minha carreira. Então trago uma reflexão para vocês e logo abaixo a postagem do Dr. Bruno.

Formei em Janeiro de 2008. Naquela época (e olha que não tem nem 15 anos), o tema era um tabu (pelo menos os pacientes que eu recebia). Pouco se falava. Algo velado. O médico não questionava, o paciente não queixava-se. 

Com o passar do tempo, graças a Deus, o tema vem sendo tratado com normalidade, já que a sexualidade é inerente à vida humana. Disfunções sexuais podem reduzir bastante a qualidade de vida e ser gatilho para doenças psiquiátricas. Fazer sexo faz bem de acordo com a ciência. 

E então, ao longo desses anos tenho recebi muitos pacientes que queixam de libido. Muitos vem até o Nutrólogo com essa queixa exclusivamente, acreditando ser pela falta de algum nutriente. E eu, como nutrólogo, asseguro que precisa ser uma deficiência muito grave para levar a repercussão nessa esfera. Pelo menos do ponto de vista nutricional. Então sempre vem a mesma pergunta: e a parte hormonal?

Libido vai muito além de déficits hormonais. Tenho uma tia que é ginecologista e sexóloga e uma das coisas mais valiosas que aprendi com ela foi isso. Nem sempre o déficit de um hormônio gera alteração na esfera sexual e muitas vezes o paciente tem os hormônios normais mas apresentam baixa libido. Principalmente mulheres. 

A libido feminina é mais complexa que a do homem. Envolve inúmeras variáveis e a parte hormonal é apenas uma delas.  Faço essa alerta, pois, muitas mulheres recorrem a uso de testosterona, implantes hormonais para tentar reverter a baixa libido. O problema exige investigação, preferencialmente feita por um endocrinologista e/ou sexólogo.

Leiam o texto com atenção pois vale a pena.

Libido baixa tem muito mais causas que apenas déficits hormonais - Por Dr. Bruno Halpern

Como endocrinologista, cada vez mais recebo pacientes (homens e mulheres) que vêm para investigação hormonal por queixa de libido baixa, acreditando que os sintomas se devem a alguma deficiência hormonal, ou, mesmo se não se devem, acreditando que hormônios como testosterona e correlatos irão resolver o problema.

Não há mal algum em se buscar ajuda e investigação, que pode ser feita com uma boa história clínica e alguns exames complementares, e há sim causas hormonais que podem reduzir a libido (em homens, principalmente, testosterona baixa por razões diversas; em mulheres, no climatério e pós-menopausa ou em uso de alguns contraceptivos). 

Porém, as causas da libido baixa são em geral multifatoriais (principalmente em mulheres, e mesmo na menopausa), envolvendo questões psíquicas e comportamentais, doenças psiquiátricas (como depressão) relação com o/a parceiro(a), estresse, sono, e uso de diversas outras medicações (como antidepressivos).

Assim, a resposta para um sintoma multifatorial não pode ser uniforme, e se achar que libido baixa sempre se resolverá com hormônios. Se a causa não é hormonal, o benefício será mínimo, com as consequências indesejadas do uso não indicado.

Em mulheres, a indicação de testosterona é de exceção (melhor evidência em desejo hipoativo na pós menopausa), embora estejamos vendo um uso indiscriminado e algumas mulheres com níveis altíssimos (que podem engrossar a voz, aumentar pelos e acnes, e provavelmente aumentar risco cardíaco e de trombose a longo prazo). Em homens, o uso sem indicação inibe o eixo, reduz fertilidade e tem riscos semelhantes.

Devemos ter muito cuidado para não cairmos na cilada de que questões de estilo de vida e estresse podem ser relacionados a hormônios! Pode parecer a resposta mais simples, mas não a melhor! Na dúvida sobre hormônios, consulte um endocrinologista! 

#hormonios #endocrinologista #endocrinologia #libidofeminina #testosterona

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.