domingo, 14 de agosto de 2022

[Conteúdo exclusivo para médicos] - Disparidades sexuais na incidência de 21 tipos de câncer: Quantificação da contribuição dos fatores de risco



Resumo

Histórico

A incidência de câncer é maior em homens do que em mulheres, na maioria dos locais anatômicos compartilhados por razões atualmente desconhecidas. Os autores quantificaram em que medida os comportamentos (tabagismo e uso de álcool), antropometria (índice de massa corporal e altura), estilos de vida (atividade física, dieta, medicamentos) e história médica explicam coletivamente a predominância masculina de risco em 21 locais compartilhados de câncer.

Métodos

Análises de coorte prospectivas (n = 171.274 participantes do sexo masculino e n = 122.826 do sexo feminino; faixa etária de 50 a 71 anos) no National Institutes of Health-AARP Diet and Health Study (1995-2011). Modelos de regressão de Cox específicos do câncer foram usados para estimar as razões de risco (HRs) de homem para mulher. O grau em que os fatores de risco explicaram a disparidade de risco homem-mulher observada foi quantificado usando o método de Peters-Belson.

Resultados

Houve 26.693 cânceres incidentes (17.951 em homens e 8742 em mulheres). A incidência foi significativamente menor em homens do que em mulheres apenas para câncer de tireoide e vesícula biliar. Na maioria dos outros locais anatômicos, os riscos foram maiores em homens do que em mulheres (faixa de HR ajustada, 1,3-10,8), com os aumentos mais fortes para câncer de bexiga (HR, 3,33; intervalo de confiança de 95% [IC], 2,93-3,79), câncer de cárdia gástrico (HR, 3,49; IC 95%, 2,26–5,37), câncer de laringe (HR, 3,53; IC 95%, 2,46–5,06) e adenocarcinoma de esôfago (HR, 10,80; IC 95%, 7,33–15,90).

Os fatores de risco explicaram uma proporção estatisticamente significativa (diferente de zero) do excesso masculino observado para adenocarcinoma de esôfago e câncer de fígado, outras vias biliares, bexiga, pele, cólon, reto e pulmão.

No entanto, apenas uma proporção modesta do excesso masculino foi explicada por fatores de risco (variando de 50% para câncer de pulmão a 11% para adenocarcinoma de esôfago).

Conclusões

Os homens têm um risco maior de câncer do que as mulheres na maioria dos locais anatômicos compartilhados. Essa predominância masculina é em grande parte inexplicável por fatores de risco, ressaltando o papel dos fatores biológicos relacionados ao sexo.

DISCUSSÃO

Embora o risco de câncer ao longo da vida seja semelhante entre homens e mulheres, observa-se predominância masculina na maioria dos sítios anatômicos compartilhados.

Esse excesso de risco entre os homens é bem reconhecido, mas permanece em grande parte inexplicável.

Por meio de uma análise abrangente das diferenças sexuais no risco de 21 locais anatômicos de câncer em uma grande coorte dos EUA, fornecemos duas observações principais.

Primeiro, com exceção dos cânceres de tireoide e vesícula biliar, os homens apresentaram maior risco de câncer do que as mulheres na maioria dos locais anatômicos compartilhados, incluindo reto, rim, cárdia gástrica, trato biliar, pele, fígado, orofaringe, bexiga, laringe, estômago, não-cardia e adenocarcinoma de esôfago.

Em segundo lugar, a predominância masculina permaneceu mesmo após ajuste para uma ampla gama de comportamentos de risco e exposições carcinogênicas.

De fato, as diferenças nos comportamentos de risco e exposições carcinogênicas entre os sexos representaram apenas uma proporção modesta (variando de 11,2% a 49,5% em todos os locais de câncer) da predominância masculina observada na maioria dos cânceres.

Coletivamente, nossos resultados apontam para o papel potencial dos mecanismos biológicos relacionados ao sexo, em vez de diferenças nas exposições carcinogênicas, como os principais determinantes das diferenças entre homens e mulheres no risco de câncer na maioria dos locais anatômicos compartilhados.

Supõe-se que a maior suscetibilidade ao câncer em locais anatômicos compartilhados em homens decorre de várias diferenças biológicas inter-relacionadas entre os sexos, incluindo mecanismos fisiológicos, imunológicos, genéticos, epigenéticos e genômicos.

Fisiologicamente, acredita-se que as diferenças nos hormônios esteróides sexuais, como a progesterona e o estrogênio, mediam o menor risco de alguns tipos de câncer em mulheres.

Alternativamente, níveis mais altos de testosterona podem promover o crescimento celular e têm sido associados a riscos aumentados de câncer de pele (melanoma maligno), próstata, e câncer de fígado em homens e câncer de mama e endometrial em mulheres.

Imunologicamente, respostas imunes inatas e adaptativas mais fortes (particularmente Th2) em mulheres podem reduzir a suscetibilidade ao câncer.

Por exemplo, as mulheres montam uma resposta imune mais robusta a infecções oncogênicas, como os vírus da hepatite B e C e o papilomavírus humano, que, por sua vez, podem mediar um risco menor de câncer de fígado e orofaringe, respectivamente.

Finalmente, as diferenças sexuais no risco de câncer também podem surgir de mecanismos genéticos e epigenéticos, como a presença de vários genes supressores de tumor e imuno-relacionados no cromossomo X, escape frequente desses genes da inativação epigenética do cromossomo X, bem como perda de mosaico relacionada à idade do cromossomo Y em homens.

De fato, dados genômicos emergentes indicam diferenças sexuais chave na carga de mutações e assinaturas mutacionais em vários locais de câncer.

Em resumo, além de  exposições carcinogênicas, nossas análises apontam para o sexo e, como corolário, fatores biológicos relacionados ao sexo como principais determinantes da incidência de câncer nos Estados Unidos.

Compreender os mecanismos biológicos relacionados ao sexo que levam à predominância masculina do câncer em locais anatômicos compartilhados pode ter implicações importantes para a etiologia e prevenção.  

Notavelmente, as hipóteses fisiológicas, imunológicas e genéticas/genômicas aqui referenciadas foram amplamente investigadas em estudos anteriores que incluíram apenas um sexo e/ou exposições carcinogênicas selecionadas e locais de câncer.  

Avaliações globais desses mecanismos em uma ampla gama de locais de câncer são necessárias para caracterizar sua contribuição para a maior carga de câncer em homens.

“Compartilhar é se importar”
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde
By Alberto Dias Filho 
twitter: @albertodiasf

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.