quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Carboidrato após as 18h engorda ?

Na verdade, o que favorece o ganho de peso é a ingestão excessiva de calorias a médio e longo prazo e não o consumo de carboidratos no período noturno!

Portanto, caso você tenha o hábito e goste de consumir carboidratos à noite, desde que seja prescrito no seu contexto alimentar, saiba que isso não atrapalhará na sua obtenção de bons resultados!

Alguns estudos mais recentes relacionados à crononutrição (área de estudo da Nutrição que avalia o impacto do consumo alimentar a depender do horário do dia) têm associado o consumo EXCESSIVO de calorias no período noturno, seja através de GORDURAS, CARBOIDRATOS OU PROTEÍNAS, com respostas metabólicas piores do que nos casos que exista um consumo MENOR.

Lembrando que são estudos iniciais que demonstram que o consumo de CALORIAS em excesso, no período noturno, podem trazer essas respostas negativas, estando normalmente mais relacionadas com a piora do controle da glicemia (açúcar no sangue) e de alguns marcadores pró-inflamatórios (não necessariamente com peso).

Acredita-se que no período noturno ocorra uma redução da sensibilidade à insulina, combinado com a uma leve redução do gasto calórico devido o repouso noturno. Ou seja, além da glicose entrar com mais dificuldade no receptor de insulina, a inatividade física combinada com maior ingestão calórica favorecerá uma maior estocagem de gordura. 

E para aqueles que acreditam na vilanização dos carboidratos no período noturno, salientamos que para se formar melatonina, faz-se necessário o consumo de triptofano (aminoácido).

Para que o triptofano atravesse a barreira cerebral e forme a serotonina e posteriormente a melatonina ele depende de um pico de insulina. Ou seja, ingestão de carboidratos complexos auxiliará no seu sono.

Porém, é importante frisar que os estudos de Crononutrição ainda são controversos. 

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.