terça-feira, 28 de junho de 2022

Ser enérgico ou preguiçoso pode ter influência das bactérias do seu intestino

Durante a manhã, você se encaixa mais no grupo de pessoas que acordam felizes e cheias de disposição, ou no grupo que preferia dormir um pouco mais? Saiba que ser enérgico ou preguiçoso pode ter a ver com as bactérias no seu intestino, segundo os cientistas.

Um estudo publicado pelo periódico Nutrients aponta que os traços de energia e de fadiga sentidos pelo corpo humano podem ser classificados como componentes mentais e físicos distintos.

Por isso, os pesquisadores resolveram investigar como a energia gasta e a sensação de fadiga teriam relação com a microbiota intestinal, que é o conjunto de microrganismos presentes no intestino e responsáveis por proteger o sistema imunológico, facilitar a digestão, entre outros benefícios.

Cerca de 40 pessoas participaram do estudo, no qual os cientistas analisaram fatores como a alimentação, o humor e os hábitos relacionados à saúde por meio de exames clínicos e laboratoriais, além de enquetes.

Como resultado, os pesquisadores notaram que bactérias mais frequentemente correlacionadas com sentimentos de energia eram capazes de desempenhar funções metabólicas importantes no corpo.

Ao mesmo tempo, as bactérias que estariam correlacionadas com sentimentos de fadiga poderiam ser associadas a inflamações no organismo. Portanto, eles concluíram que a alimentação e os microrganismos intestinais seriam capazes de definir se uma pessoa teria um perfil mais enérgico ou preguiçoso.

Na prática, isso significa que ter uma alimentação saudável e variável, além de fornecer inúmeros nutrientes importantes para manter a energia e disposição ao longo dia, ainda favorece o crescimento de bactérias intestinais que teriam o mesmo efeito benéfico para nossa saúde.

Mas vale ressaltar que são necessários mais estudos para entender melhor o papel da dieta no comportamento humano, especialmente de forma individual.

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre prevenção de doenças e alimentação saudável.

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica: Ali B. et al. Trait Energy and Fatigue May Be Connected to Gut Bacteria among Young Physically Active Adults: An Exploratory Study. Nutrients, 2022.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.