quinta-feira, 23 de junho de 2022

Onda de calor intensa atinge partes da Europa e EUA

Embora seja apenas meados de junho, as temperaturas são mais típicas das observadas em julho ou agosto. Em algumas partes da Espanha e da França, as temperaturas são mais de 10°C mais altas do que a média para esta época do ano. Isto é combinado com a seca em muitas partes da Europa.

No meio da semana, quase um terço da população americana estava sob alguma forma de alerta de calor. Os episódios em curso seguem uma  onda de calor prolongada na Índia e no Paquistão em março e abril .
Como resultado das mudanças climáticas, as ondas de calor estão começando mais cedo e estão se tornando mais frequentes e mais severas devido às concentrações recordes de gases de efeito estufa que retêm o calor. O que estamos testemunhando hoje é uma antecipação do futuro.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas projeta que, para 1,5°C de aquecimento global, haverá ondas de calor crescentes, estações quentes mais longas e estações frias mais curtas. Com 2°C de aquecimento global, os extremos de calor atingiriam com mais frequência limites críticos de tolerância para a agricultura e a saúde, mostra o relatório

Uma série de estudos de atribuição de eventos recentes de calor extremo (Índia e Paquistão 2022, Oeste da América do Norte junho de 2021, Sibéria 2020, Europa Ocidental 2019) destacaram o papel das mudanças climáticas induzidas pelo homem.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.