quarta-feira, 8 de junho de 2022

O seu médico é realmente especialista na área que ele diz ser?

Eu sempre achei que as pessoas antes de se consultarem com médicos particulares, verificassem se o profissional era realmente especialista. De alguns anos pra cá, tenho ficado abismado com a quantidade de pessoas totalmente desinformadas. Leigo, é compreensível, mas profissional da área da saúde, cair nessa cilada, é inadmissível. 

Razão do post é simples: A maior parte dos médicos que se dizem Nutrólogos na verdade não são Nutrólogos.  

Como assim? Mas o Dr. escreveu no instagram que ele é. Só que no site do CFM fala que não há especialidade registrada.

Pois é, ele mentiu. Cometeu uma infração ética e crime tipificado no código de defesa do consumidor: propaganda enganosa.  Só se pode divulgar especialidade:
1) Que Existe
2) Que esteja registrada no CRM local

Ao todo segundo o Conselho Federal de Medicina, somos 1264 Nutrólogos ativos no Brasil.

Para saber se o médico é realmente Nutrólogo, basta acessar https://cremego.org.br/busca-medicos/ e digitar o nome dele. 

Se ele não tiver o RQE (registro de qualificação de especialista) em Nutrologia, as chances dele não ser Nutrólogo são grandes. Todos que conheço que fizeram residência ou passaram na prova de título de Nutrologia, foram ao CRM local registrar a especialidade. 

Ter feito pós-graduação não dá direito ao médico de falar que é especialista. Isso é infração ética perante o CFM e  propaganda enganosa. 

É inconcebível que uma pessoa vá consultar com um profissional particular e sequer verifique se ele é realmente especialista na área.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.