terça-feira, 28 de junho de 2022

Começar a tratar precocemente os fatores de risco em 'pré-pré-diabetes', reduz as complicações

A resistência à insulina e a falha das células beta começam muito antes do diagnóstico de pré-diabetes e o tratamento agressivo deve começar o mais cedo possível para reduzir o risco de uma variedade de complicações, de acordo com um palestrante.

“Pré-pré-diabetes é um novo termo para enfatizar que o diabetes, assim como suas complicações como doenças cardiovasculares, começa muito antes do estágio pré-diabético definido pela American Diabetes Association de uma HbA1c entre 5,7% e 6,4%”, Ralph A. DeFronzo, MD, professor de medicina e chefe da divisão de diabetes do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio, disse a Healio.

“O tratamento para prevenir o diabetes e sua DCV acelerada associada precisa ser iniciado no estágio pré-pré-diabético/pré-diabético”.

Os dados agora mostram que a falha das células beta que é tipicamente vista no diabetes tipo 2 evidente na verdade ocorre muito mais cedo na história natural da doença e é mais grave do que se pensava anteriormente, disse DeFronzo durante a palestra Luminary in Cardiometabolic Medicine no Heart in  Conferência CME de Diabetes. Além disso, pessoas com pré-diabetes têm o mesmo risco aumentado de infarto agudo do miocárdio que pessoas com diabetes evidente, com dados sugerindo que a doença arterial coronariana “deve começar” antes do início do pré-diabetes.

"A hiperglicemia não pode explicar o aumento do risco de doença cardiovascular em indivíduos pré-diabéticos", disse DeFronzo.

DeFronzo disse que os elementos subjacentes da síndrome metabólica, ou o que ele chama de “síndrome de resistência à insulina”, é onde reside o verdadeiro problema.

Estes incluem obesidade, hipertensão, dislipidemia, inflamação e hiperinsulinemia, que DeFronzo disse que mostraram taxas de resistência à insulina semelhantes em comparação com diabetes em estudos de clamp de insulina.

A intervenção precoce será necessária para melhorar a resistência à insulina, prevenir a falha das células beta e a perda de massa das células beta, manter a normoglicemia e prevenir complicações microvasculares, “que não ocorrem se a HbA1c for inferior a 6,5%”, disse DeFronzo. Isso significa que ferramentas de diagnóstico aprimoradas serão necessárias para identificar indivíduos de alto risco para o desenvolvimento de diabetes e eventos CV no estágio pré-pré-diabético ou pré-diabético, disse ele.

“A pessoa que tem pré-diabetes tem todas as anormalidades metabólicas como a pessoa com diabetes tipo 2 completo”, disse DeFronzo. “Se realmente queremos parar a doença, precisamos começar quando a doença realmente começar. Precisamos retroceder ainda mais.”

DeFronzo disse que uma abordagem holística para o tratamento do diabetes tipo 2 requer terapia combinada precoce com medicamentos que corrigem múltiplas anormalidades fisiopatológicas e fornecem proteção cardiovascular e renal – ou seja, a tiazolidinediona pioglitazona, inibidores de SGLT2 e agonistas do receptor de GLP-1 prescritos juntos.

“Quem pensa que uma droga vai corrigir tudo o que falamos nesta reunião é insano”, disse DeFronzo durante sua apresentação. “Na hipertensão, usamos quatro medicamentos. No câncer, usamos vários medicamentos. No HIV/AIDS, usamos várias drogas.”

Vários métodos sofisticados podem medir a função das células beta; no entanto, a HbA1c pode servir como uma medida relativamente simples para o médico avaliar as concentrações de glicose persistentemente elevadas e, finalmente, decidir se uma pessoa está no regime de terapia correto.

“Temos um algoritmo para tratar essas pessoas – o algoritmo DeFronzo”, disse ele. “Metformina é o número 4 da lista. Eu amo metformina. É uma boa droga, mas não é melhor do que as outras drogas. Do meu ponto de vista, iniciamos todos os nossos pacientes em terapia tripla. Por quê?  Estes são os medicamentos que lhe darão proteção CV, renal e microvascular.”

“Compartilhar é se importar”
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde
By Alberto Dias Filho 
twitter: @albertodiasf

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.