sexta-feira, 27 de maio de 2022

Pacientes que tomam medicamento experimental para obesidade perderam mais de 22 quilos, afirma fabricante

Os dados ainda não foram revisados ​​por pares ou publicados.  Mas especialistas disseram que a droga pode dar às pessoas com obesidade uma alternativa à cirurgia bariátrica.

Um medicamento experimental permitiu que pessoas obesas ou com sobrepeso perdessem cerca de 22,5% de seu peso corporal, cerca de 22 quilos em média, em um grande teste, anunciou o fabricante do medicamento na quinta-feira.

A empresa, Eli Lilly, ainda não enviou os dados para publicação em uma revista médica revisada por pares ou os apresentou em um ambiente público. Mas as alegações, no entanto, surpreenderam os especialistas médicos.

“Uau (e um duplo Uau!)” Dr. Sekar Kathiresan, executivo-chefe da Verve Therapeutics, uma empresa focada em medicamentos para doenças cardíacas, escreveu em um tweet. Drogas como a de Eli Lilly, ele acrescentou, “realmente vão revolucionar o tratamento da obesidade!!!”

Dr. Kathiresan não tem vínculos com a Eli Lilly ou com a droga.

Dr. Lee Kaplan, especialista em obesidade do Hospital Geral de Massachusetts, disse que o efeito da droga “parece ser significativamente melhor do que qualquer outro medicamento anti-obesidade atualmente disponível nos EUA”. Os resultados, acrescentou, são “muito impressionantes”.

Dr. Kaplan, que presta consultoria para uma dúzia de empresas farmacêuticas, incluindo a Eli Lilly, disse que não estava envolvido no novo teste ou no desenvolvimento desta droga.

 Em média, os participantes do estudo pesavam 105 quilos no início e tinham um índice de massa corporal, ou IMC.  — uma medida comumente usada de obesidade — de 38. (A obesidade é definida como um IMC de 30 e superior.)

No final do estudo, aqueles que tomaram as doses mais altas do medicamento Eli Lilly, chamado tirzepatide, pesavam cerca de 82 quilos e tinham um IMC. pouco abaixo de 30, em média.

Os resultados excedem em muito aqueles geralmente vistos em ensaios de medicamentos para perda de peso e geralmente são vistos apenas em pacientes cirúrgicos.

Alguns participantes do estudo perderam peso suficiente para cair na faixa normal, disse o Dr. Louis J. Aronne, diretor do programa abrangente de controle de peso do Weill Cornell Medical Center, que trabalhou com Eli Lilly como investigador principal do estudo.

A maioria das pessoas no estudo não se qualificou para a cirurgia bariátrica, que é reservada para pessoas com IMC. mais de 40, ou aqueles com um B.M.I. de 35 a 40 com apnéia do sono ou diabetes tipo 2.

O risco de desenvolver diabetes é muitas vezes maior para pessoas com obesidade do que para pessoas sem ela.

Uma porta-voz da Eli Lilly disse que a empresa não tem um cronograma público para buscar a aprovação do medicamento junto à Food and Drug Administration.

Como a obesidade é uma condição médica crônica, os pacientes precisariam tomar tirzepatide por toda a vida, como fazem com medicamentos para pressão arterial ou colesterol, por exemplo.

Dr. Robert F. Kushner, especialista em obesidade da Faculdade de Medicina Feinberg da Northwestern University e consultor pago da Novo Nordisk, disse que o novo medicamento, juntamente com um similar, mas menos eficaz, da Novo Nordisk, pode fechar a chamada lacuna de tratamento.

Dieta e exercício, combinados com medicamentos anteriores para obesidade, geralmente produzem uma perda de peso de cerca de 10% nos pacientes. Isso é suficiente para melhorar a saúde, mas não o suficiente para fazer uma grande diferença na vida das pessoas obesas.

O único outro tratamento é a cirurgia bariátrica, que pode resultar em perda de peso substancial. Mas muitas pessoas são inelegíveis ou simplesmente não querem a cirurgia.

Com a droga da Eli Lilly e a semaglutida da Novo Nordisk, que foi recentemente aprovada, “estamos realmente à beira de uma nova forma de tratamento”, disse Kushner.

Mas os preços podem ser uma barreira. As seguradoras geralmente não pagam por medicamentos para perda de peso. O medicamento da Novo Nordisk, cuja marca é Wegovy, tem um preço de tabela de US$ 1.349,02 por mês.

Especialistas temem que a tirzepatide, se aprovada, possa ter um preço na mesma faixa. Muitas pessoas que mais poderiam se beneficiar da perda de peso podem não ter condições de pagar esses medicamentos caros.

O estudo da Eli Lilly durou 72 semanas e envolveu 2.539 participantes. Muitos se qualificaram como obesos, enquanto outros estavam acima do peso, mas também apresentavam fatores de risco como pressão alta, níveis elevados de colesterol, doenças cardiovasculares ou apneia obstrutiva do sono.

Eles foram divididos em quatro grupos. Todos receberam aconselhamento dietético para reduzir a ingestão de calorias em cerca de 500 por dia.

Um grupo foi aleatoriamente designado para tomar um placebo, enquanto os outros três receberam doses de tirzepatide variando de 5 miligramas a 15 miligramas. Os pacientes se injetavam com a droga uma vez por semana.

Aqueles que tomaram a dose mais alta perderam mais peso, descobriram os pesquisadores. Os participantes que tomaram placebo perderam 2,4% de seu peso, uma média de 2,5 quilos, típico de um estudo de dieta.

A Dra. Nadia Ahmad, diretora médica sênior do programa de obesidade da Eli Lilly, disse que ver os resultados foi um momento emocionante para ela.

“Acho que nunca imaginei que poderíamos atingir esse grau de perda de peso com um remédio”, disse ela. “Só chegamos até aqui com a cirurgia.”

Durante décadas, as pessoas com sobrepeso ou obesidade foram informadas de que resolver o problema dependia delas. Dieta e exercício eram as prescrições, e simplesmente não funcionavam para muitas pessoas. A maioria tentou dieta após dieta, apenas para recuperar o peso perdido.

No ano passado, a situação começou a mudar quando a Novo Nordisk recebeu aprovação da Food and Drug Administration para comercializar a semaglutida. A droga pode provocar uma perda de peso de 15% a 17% em pessoas com obesidade.

Os medicamentos estão entre uma nova classe de drogas chamadas incretinas, que são hormônios naturais que retardam o esvaziamento do estômago, regulam a insulina e diminuem o apetite. Os efeitos colaterais incluem náuseas, vômitos e diarréia.  Mas a maioria dos pacientes tolera ou não se incomoda com esses efeitos.

As incretinas elevam o padrão para o tipo de perda de peso possível com drogas. Mas elas também  colocam questões difíceis sobre se a cirurgia bariátrica está se tornando uma relíquia do passado. Já existem novas versões de incretinas em desenvolvimento que podem ser ainda mais poderosas do que a droga Eli Lilly.

Mesmo sem elas, disse o Dr. Aronne, as reduções observadas com o medicamento Eli Lilly estão “quase na faixa da perda de peso cirúrgica”.

Alguns pacientes que fizeram cirurgia bariátrica descrevem resultados mistos. Sarah Bramblette, membro do conselho da Obesity Action Coalition, fez uma cirurgia bariátrica apenas para recuperar o peso.

Agora com 44 anos, ela pesava 226 quilos quando foi operada há 20 anos, o que lhe permitiu chegar a 115 quilos. Ao longo dos anos, porém, seu peso voltou para 222 quilos. Ela precisava de cirurgia cardíaca, mas era muito pesada para a mesa de operação. Dietas – e ela as tentou repetidamente – não ajudaram.

A semaglutida da Novo Nordisk permitiu que ela chegasse a 195 quilos. Agora, disse a Sra. Bramblette, ela gostaria de experimentar a droga Eli Lilly se ela estiver disponível.

"Confie em mim, eu não escolheria ser desse tamanho", disse Bramblette. "Eu preciso perder peso."


0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.