quinta-feira, 12 de maio de 2022

Hábitos alimentares e ansiedade

Com a pandemia muito provavelmente você já percebeu que é mais difícil manter um bom hábito alimentar com a ausência de uma rotina, principalmente devido ao aumento da ANSIEDADE.

A ansiedade faz com que muitos vejam a alimentação como uma válvula de escape, um "botãozinho" a ser apertado nos momentos tristes, alegres ou de qualquer outro sentimento. Isso faz com que a busca pelos alimentos com hiper-sabores (hiperpalatáveis = gordura + açúcar) aumente em períodos de maior ansiedade, o que é justificável pelas respostas sensoriais e bioquímicas geradas por esses alimentos, em especial por essa junção da gordura com açúcar.

Por exemplo: o consumo de doces e alimentos hipercalóricos potencializam a entrada de triptofano (o precursor da serotonina) no cérebro, gerando aquela sensação momentânea de prazer, que passa após algumas horas e se torna um ciclo recorrente.

Logo, nos períodos de maior ansiedade a é necessário que você tente construir uma rotina e tenha prazeres que não seja somente a alimentação. Que tal estudar um pouco? Ler livros? Assistir a uma série ou aquele filme que você vem planejando há algum tempo? .

Fortaleça o contato virtual com seus amigos e familiares, sente-se à mesa para se alimentar e tenha horários fixos para comer. 

Tente perceber se está se alimentando por "fome" ou "vontade de comer", sendo que a primeira não é por alimentos específicos e a segunda é.

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.