terça-feira, 24 de maio de 2022

Falácias de uma "medicina mais natural"


Quem me acompanha sabe que sempre primei por tratamentos menos invasivos, quando possível. Menos medicação/suplementação, mais alimentação. Talvez por já ter sido vegetariano. Por gostar de fitoterapia. Por indicar muito acupuntura, homeopatia, psicoterapia. 

Tempos atrás atendi um paciente que me disse que foi em um profissional que viu no instagram. Acompanhando as postagens do dito profissional, acreditou que o mesmo fosse de uma linha "mais natural", já que o mesmo alegava que estudava Ayurveda, falava de meditação, "coisas sobre o céu, a água e o ar", tipo a Mônica, do Renato Russo. 

Então, o natureba foi consultar com o profissional natureba! Que até então ele acreditava ser natureba. Já no agendamento a secretária informou que o Dr. só atendia se o paciente levasse uma lista de exames. Já até escrevi sobre isso aqui no blog, o quão anti-ética é essa prática: http://www.ecologiamedica.net/2020/05/por-que-e-errada-solicitacao-de-exames.html 

Lesiva não só para o paciente que fará exames provavelmente desnecessários, lesiva para o plano de saúde que terá um prejuízo (e não se engane, ele vai repassar isso para o cliente no futuro), lesiva para o meio ambiente (afinal mais resíduo é gerado devido a coleta de sangue). 

Meu paciente então topou. Achou estranho, mas não é todo dia que se acha um profissional natureba, que fala "coisas sobre o céu, a água e o ar". Fez os exames, tirou cerca de 30 tubos de sangue e levou o calhamaço para o Dr. Natureba. 

Consultório luxuoso, nada condizente com quem prega um minimalismo. Consulta obviamente superficial, na qual segundo o paciente, o profissional só ia riscando as páginas e falando que o paciente estava com várias alterações. 

Exame físico? Só foi colocado em uma bioimpedância (sem preparo algum) e verificou-se a pressão. Quase nada esmiuçou as queixas do paciente. Após 30 minutos deu diversos diagnósticos baseado nos exames e prescreveu:
  • 2 páginas de suplementos
  • 1 receita de testosterona
  • 1 receita de Lisdexanfetamina (Venvanse)
  • 10 sessões de soroterapia pro cérebro
  • Encaminhou para a nutricionista que também atua na clínica
Fim da consulta.

Paciente decepcionado. Cadê o céu, a água e o ar? Cadê a meditação? Cadê o poder curativo da alimentação? Cadê a água com limão e gratidão? Cadê o papel social desse médico? Cadê a preocupação com o meio ambiente? 

E assim, mais um paciente foi enganado com a falsa imagem de médico natureba. 

E aí vocês me perguntam, se ele precisava disso tudo?

Bem, ele precisa de:
  • Ser ouvido
  • Ser examinado
  • Ser orientado
  • Água
  • Dormir no mínimo 7 horas por noite, parar de ficar usando o celular antes de dormir.
  • Precisa melhorar a relação com os membros da família e parar de querer controlar os colegas do trabalho.
  • Precisa visitar mais os pais e ter mais momentos de lazer. 
  • Psicoterapia urgentemente.
  • Acupuntura com dois grandes amigos que seguem a mesma linha minha: Dr. Pedro Prudente ou Dr. Rodrigo Suarez. 
  • Contato com a natureza: detalhe, mora em um apartamento de frente a um parque.
  • Atividade física, a que menos odeia. Só gosta de Yoga, então faça yoga. No futuro quando ele tiver mais abertura, quem sabe eu sugiro algum treinamento de força.
  • A ferritina está elevada mas devido o sobrepeso, se praticar atividade física, aumentar a ingestão de fibras, consumir mais alimentos antioxidantes e menos pró-inflamatórios, perder peso, provavelmente essa ferritina diminuirá.
  • A B12 está no limite inferior, já que faz uso crônico de um prazol. Estômago dói, toma o prazol, aí quando pensa que o prazol faz mal, usa espinheira santa... e assim vai levando o estômago. Cadê a endoscopia?
  • Suspensão da autosuplementação de vitamina D, que está 72. 
Exames praticamente todos normais. 

Será que precisava de testosterona? Não. Testosterona total de 380.  

De Lisdexanfetamina? Não. Pai com esquizofrenia e mãe bipolar. História familiar forte para transtornos psiquiátricos. 

Soroterapia? Com o trato digestivo totalmente funcionante? Nem pensar. Desnecessário. 
Duas páginas de suplementos? Cadê a preocupação com os resíduos? Com a ingestão de kilos e mais kilos de dióxido de titânio ao longo de um ano. Cápsulas e mais cápsulas. Sachês e mais sachês. Corantes, conservantes, acidulantes, edulcorantes. 

Anti-natureza. Anti-natural. Talvez esse doutor, só queira o seu mal rs (pensei, mas não falei). É o famoso médico Namastê de instagram e no consultório roubatê!

Conclusão: falei coisas sobre o céu, a água e o ar. 

Eu gostei, ele gostou! E espero que ele se torne um paciente pelas próximas 4 décadas. É assim que as tribos se encontram. 

Autor: Dr. Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM-GO 13192 - RQE 11915

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.