terça-feira, 3 de maio de 2022

Distensão abdominal

Pergunta: Sinto-me inchado todos os dias.  O que poderia estar causando isso?  E há algo que eu possa fazer para encontrar alívio?

Toda semana na minha clínica, meus pacientes reclamam que suas roupas estão muito apertadas, suas barrigas estão apertadas. “É como se eu estivesse grávida de 30 semanas” é um refrão comum, tanto de homens de 65 anos quanto de mulheres de 20 anos.

Não é surpresa, então, que esses pacientes sofram de inchaço, aquela sensação desagradável de pressão no estômago que afeta cerca de um em cada cinco adultos. (Um fenômeno separado, mas relacionado, chamado distensão, descreve o aumento visível da circunferência abdominal que geralmente ocorre junto com ele.)

No entanto, entender por que o inchaço acontece – e tratá-lo – pode ser um desafio para pacientes e profissionais de saúde. "As pessoas pensam: 'Ah, é apenas inchaço', por isso muitas vezes é ignorado ou considerado uma queixa insignificante", disse Kimberly Harer, gastroenterologista e especialista em motilidade intestinal da Universidade de Michigan Health.  Alguns de seus pacientes sofrem com os sintomas por décadas antes de finalmente procurarem ajuda.

Mas o inchaço não é apenas desconfortável;  pode afetar “muitos aspectos da vida de nossos pacientes”, disse Harer, levando a problemas de constrangimento e imagem corporal. E obter uma avaliação adequada é fundamental.

O que causa inchaço?

Inchaço e distensão são comuns e, para a maioria das pessoas, desaparecem após um curto período de tempo. Mas algumas pessoas são mais propensas a inchaço do que outras.

Aqueles com certas condições médicas – como intolerância à lactose, doença celíaca ou distúrbios que afetam a maneira como o intestino move o conteúdo por todo o corpo (como gastroparesia) – têm inchaço mais regular como resultado do excesso de gás. Nesses pacientes, o gás se acumula no intestino delgado e empurra o diafragma para cima e a parede abdominal para fora para “dar espaço” para a pressão extra.

Se você não tem essas condições, mas tem inchaço que persiste por meses, pode ter algo chamado inchaço funcional ou inchaço sem causa identificável. Condições como síndrome do intestino irritável ou constipação idiopática crônica se enquadram nessa categoria.  

Nesses casos, os exames médicos geralmente parecem normais, mas o inchaço é um sintoma importante e recorrente que afeta a vida diária.

Esses casos de inchaço geralmente ocorrem não por causa da produção vertiginosa de gás, mas por causa da maneira como o abdômen reage ao gás. “Com o inchaço, muito disso é a mecânica do corpo”, disse Linda Nguyen, gastroenterologista e professora clínica de medicina na Stanford Medicine.  Se você pensar no que envolve a cavidade abdominal: você tem o diafragma acima, o assoalho pélvico abaixo, a coluna nas costas e a parede abdominal na frente.”

Um estudo, publicado na revista Gastroenterology em 2009, descobriu que quando as pessoas com distúrbios funcionais estavam inchadas, o diafragma se contraía para baixo em vez de para cima, o que projetava os músculos da parede abdominal (em particular, os oblíquos internos) para a frente. Ao mesmo tempo, a quantidade de gás dentro de suas entranhas não aumentou.

Esses movimentos musculares anormais – e o inchaço que os acompanhava – ocorreram porque os nervos do intestino e da parede abdominal eram excessivamente reativos a quantidades normais de pressão de dentro dos intestinos (chamada hipersensibilidade visceral).

Assim, mesmo pequenas quantidades de gás produzidas durante a digestão natural podem causar desconforto e distensão.

O que posso fazer para aliviá-lo?

Os especialistas geralmente recomendam que os pacientes primeiro tentem identificar, depois eliminem, qualquer coisa em sua dieta ou estilo de vida que possa estar provocando seu inchaço – ou, como eu gosto de dizer, “o que faz seu inchaço flutuar”. Certos alimentos, particularmente aqueles ricos em fibras insolúveis, como vegetais crucíferos, lentilhas e feijões, são criminosos clássicos.

Outros gatilhos comuns incluem bebidas fermentadas como cerveja e kombucha, o adoçante artificial sucralose, bem como cebolas e frutas. Ocasionalmente, certos comportamentos, como beber bebidas carbonatadas, mascar chiclete ou fumar, podem aumentar o risco de inchaço, aumentando a quantidade de ar que você engole, e reduzi-los pode ajudar.

Com tantos gatilhos em potencial, pode ser difícil – ou até prejudicial – experimentar identificar e eliminar alimentos problemáticos por conta própria, então é recomendável procurar a orientação de um nutricionista, disse Harer.

Em alguns casos, corrigir a causa subjacente do seu inchaço pode exigir mais do que apenas ajustes na dieta e no estilo de vida. Pacientes com gastroparesia ou constipação significativa podem se beneficiar de um medicamento chamado prucaloprida, que ajuda a esvaziar o estômago e expelir os resíduos pelo cólon.  (Os especialistas não recomendam intervenções em casa que esvaziem o intestino, como irrigação do cólon, porque podem causar trauma ou perfurar o trato gastrointestinal).

Para aqueles com intestinos hiper-reativos, certos medicamentos podem ajudar a atenuar essas respostas aumentadas, tornando os pacientes menos propensos a reagir com inchaço.

Fezes infrequentes, esforço ou sensação de que você nunca “esvaziou” completamente também podem contribuir para o inchaço.  

Esses sintomas podem resultar de uma coordenação inadequada do assoalho pélvico, que pode ser melhorada com fisioterapia especializada.

Tenha em mente que algumas causas de inchaço não estão diretamente relacionadas ao seu intestino. Alguns pacientes que roncam ou usam regularmente máquinas de CPAP para apneia do sono, por exemplo, podem ter inchaço extra ao acordar pela manhã, disse Harer. Pacientes com doença hepática também podem ter líquido extra no abdômen, criando distensão. E as flutuações na progesterona da menstruação e certos tipos de contraceptivos podem aumentar o inchaço.  

Mulheres na pós-menopausa, em particular com nova distensão, devem discutir esses sintomas imediatamente com um médico, pois isso pode ser um sinal de câncer de ovário.

“Cada pessoa é diferente, então o que causa inchaço em seu amigo ou membro da família não é o que pode causar inchaço em você”, disse Harer.

Se no final do dia você ainda não consegue descobrir por que está inchado o tempo todo, o Dr. Harer sugeriu consultar um gastroenterologista. Ninguém deveria se sentir envergonhado de mudanças em sua barriga, disse ela.  “Os pacientes devem se sentir empoderados para discutir o inchaço com seus provedores e obter a ajuda de que precisam.”

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.