quarta-feira, 25 de maio de 2022

Com que frequência o pré-diabetes em idosos se transforma em doença completa?

 Com que frequência o pré-diabetes em idosos se transforma em doença completa?
 — Estudo encontra taxa de progressão anual estimada para diabetes de 5,3%

Cerca de um em cada 20 adultos com 65 anos ou mais com pré-diabetes progredirá para diabetes clínico no ano seguinte, mostraram dados do estudo Longitudinal Epidemiologic Assessment of Diabetes Risk (LEADR).

Dos mais de 50.152 idosos no estudo com diagnóstico confirmado de pré-diabetes pelo teste de HbA1c, 14,3% progrediram para diabetes em um período médio de acompanhamento de 2,3 anos, de acordo com Alain K. Koyama, ScD, do CDC em Atlanta e colegas.

Isso resultou em uma taxa de progressão anual estimada (APR) de 5,3% (IC 95% 5,1-5,4), eles escreveram em uma carta de pesquisa do JAMA Network Open.

Vários fatores clínicos foram preditivos de quais pacientes progrediriam de pré-diabetes (HbA1c dentro de um intervalo de 5,7% a 6,4%) para diabetes (HbA1c de 6,5% ou superior), sendo os preditores mais fortes o índice de massa corporal (IMC) e o nível inicial de HbA1c.

Olhando primeiro para o IMC, a taxa de indivíduos que progrediram para diabetes aumentou em conjunto com um IMC mais alto. A taxa de diabetes incidente foi a mais alta para aqueles com obesidade grave (IMC de 40 ou superior):

• IMC <18,5: 3,9% APR
 • 18,5-24,9: 3,5%
 • 25-29,9: 4,9%
 • 30-34,9: 6,4%
 • 35-39,9: 7,3%
 • ≥40: 7,6%

Quanto aos níveis de HbA1c, houve uma diferença gritante na taxa de pessoas que progrediram para diabetes se estivessem na extremidade inferior da faixa "pré-diabetes" versus a extremidade superior. Por exemplo, pacientes com níveis de HbA1c de 5,7% a 5,9% tiveram um APR de 2,8% (IC 95% 2,7-2,9) versus 8,2% (IC 95% 7,9-8,4) para aqueles com níveis de HbA1c de 6,0% a 6,4%.

Como esperado, aqueles com história familiar de diabetes progrediram a uma taxa maior de pré-diabetes para diabetes, assim como aqueles com diagnóstico de hipertensão versus indivíduos normotensos.

Mas não houve muita diferença entre as faixas etárias quando se trata de progressão do diabetes, com taxas semelhantes observadas entre pessoas nos grupos de 65 a 69, 70 a 74, 75 a 79 e 80 anos ou mais. Da mesma forma, houve APRs geralmente semelhantes entre as raças e etnias diferentes, inclusive para pacientes negros, hispânicos, asiáticos/ilhas do Pacífico e pacientes brancos.

“Nossas descobertas podem fornecer informações importantes para avaliar a relação custo-benefício das intervenções no estilo de vida em idosos com pré-diabetes identificados por testes de HbA1c em ambientes clínicos”, escreveu o grupo de Koyama, embora tenha alertado que “sua amostra baseada em registros eletrônicos de saúde era representativa  de pacientes que compõem as organizações de saúde que contribuem com dados e podem não ser representativos da população geral dos EUA."

Um estudo de 2021 do JAMA Internal Medicine descobriu que, em uma coorte comunitária de idosos, a prevalência de pré-diabetes era alta, mas que durante o período do estudo, a regressão à normoglicemia ou morte ocorreu com mais frequência do que a progressão para diabetes, então os "achados sugerem que o pré-diabetes pode não ser uma entidade diagnóstica robusta na velhice", afirmaram os autores. Ainda assim, há agora uma ênfase maior na prevenção do diabetes, especialmente em uma população pré-diabetes.

Em uma declaração de 2021, a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA deu à triagem de pré-diabetes e diabetes tipo 2 em adultos (35 a 70 anos) com sobrepeso ou obesidade uma recomendação de grau "B".

A Força-Tarefa aconselhou os profissionais de saúde a oferecer ou encaminhar pacientes com pré-diabetes para "intervenções preventivas eficazes".

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde


0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.