quinta-feira, 28 de abril de 2022

Shake para emagrecer, uma boa opção ?

Provavelmente você já viu propagandas de shakes substitutos de grandes refeições que são promovidos como a "fórmula mágica" para emagrecer. Normalmente as propagandas/promoções são acompanhadas de frases como "perca 10kg em 20 dias" ou algo do gênero, atraindo aqueles que buscam por resultados rápidos.

Mas, será que essa é mesmo uma boa estratégia nutricional e é efetiva para emagrecer?

A resposta é: NÃO.

Primeiramente, ao substituir um #almoço que provavelmente terá uma ampla variedade de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, fibras e fitoquímicos) por outra nutricionalmente muito mais pobre, já é uma escolha ruim. 

Ao iniciar essa troca por shakes, você provavelmente conseguirá perder peso, mas não pelo shake se "saudável" ou “potencializador do emagrecimento”, mas sim por se tratar de uma bebida de valor energético reduzido. Portanto, é a restrição de calorias que esse shake promoverá que te trará resultados. Mas, e aí, até quando você conseguirá manter tal estratégia? Em Nutrologia e Nutrição devemos sempre pensar na adesão ao tratamento. É sustentável em longo prazo ? Você se vê ingerindo shake ao invés de almoçar, por 6 meses ?

No início, provavelmente pela mudança de hábito e empolgação com a estratégia, você poderá suportar a sensação de fome e conseguir eliminar alguns quilos. Mas as chances de reganho são enormes, pois é isso que os estudos sobre estratégias restritivas demonstram: o famoso efeito sanfona.

Mas isso não significa que você deverá abolir os shakes da sua vida. Há momentos em que você possa estar sem tempo, sem boas opções alimentares e até mesmo sem apetite para realizar uma grande refeição e, aí sim, para não ficar sem se alimentar e/ou compensar depois, o shake pode ser uma estratégia, te auxiliando a obter bons resultados! O shake pode ser um "SOS = Socorro" em alguns momentos. 

Ou seja: tudo depende! Procure um Nutrólogo e um Nutricionista para te auxiliarem com estratégias que levem em consideração o mais importante: você. Personalização e individualização são a chave para um tratamento de sucesso.

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.